A TORRE DE HANÓI TRATA-SE DE UM QUEBRA CABEÇA MATEMÁTICO QUE POR SUA VEZ É FORMADA POR UMA QUANTIA DE TRÊS PINOS E UMA QUANTIDADE MÍNIMA DE TRÊS DISCOS COM ORDEM CRESCENTE, O PROBLEMA CONSISTE EM PASSAR TODOS OS DISCOS DE UM PINO PARA OUTRO QUALQUER, USANDO UM DOS PINOS COMO AUXILIAR, DE MANEIRA QUE UM DISCO MAIOR NUNCA FIQUE EM CIMA DE OUTRO MENOR EM NENHUMA SITUAÇÃO. O NÚMERO DE DISCOS PODE VARIAR SENDO QUE O MAIS SIMPLES CONTÉM APENAS TRÊS. A TORRE DE HANÓI TEM SIDO TRADICIONALMENTE CONSIDERADA COMO UM PROCEDIMENTO PARA AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE MEMÓRIA DE TRABALHO, E PRINCIPALMENTE DE PLANEJAMENTO E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. O QUEBRA-CABEÇA FOI DIVULGADO PELA PRIMEIRA VEZ NO OCIDENTE PELO MATEMÁTICO FRANCÊS ÉDOUARD LUCAS. ELE TEVE INSPIRAÇÃO DE UMA LENDA PARA CONSTRUIR O JOGO DAS TORRES DE HANÓI EM 1831 JÁ SEU NOME FOI INSPIRADO NA TORRE SÍMBOLO DA CIDADE DE HANÓI, NO VIETNÃ. EXISTEM VÁRIAS LENDAS A RESPEITO DA ORIGEM DO JOGO, A MAIS CONHECIDA DIZ RESPEITO A UM TEMPLO HINDU, SITUADO NO CENTRO DO UNIVERSO. DIZ-SE QUE BRAHMA SUPOSTAMENTE HAVIA CRIADO UMA TORRE COM 64 DISCOS DE OURO E MAIS DUAS ESTACAS EQUILIBRADAS SOBRE UMA PLATAFORMA. BRAHMA ORDENARA-LHES QUE MOVESSEM TODOS OS DISCOS DE UMA ESTACA PARA OUTRA SEGUNDO AS SUAS INSTRUÇÕES. AS REGRAS ERAM SIMPLES: APENAS UM DISCO PODERIA SER MOVIDO POR VEZ E NUNCA UM DISCO MAIOR DEVERIA FICAR POR CIMA DE UM DISCO MENOR