O CONSELHO DE CLASSE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO É UMA REPRESENTAÇÃO DA DEMOCRACIA DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR, EM QUE TODOS CONSTRUTORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM POSSUEM OU DEVERIAM TER A OPORTUNIDADE DE SEREM OUVIDOS E CONTRIBUÍREM COM ESSE PROCESSO DE MANEIRA PLENA. O OBJETIVO DESTE ARTIGO É REFLETIR SOBRE O PROCESSO DE REALIZAÇÃO DO CONSELHO DE CLASSE NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM SUPORTES BIBLIOGRÁFICO E ETNOGRÁFICO À EDUCAÇÃO, COM TIPO DE PESQUISA QUALITATIVA. O CONSELHO DE CLASSE É UM PROCESSO ESSENCIAL NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR, MAS POUCO APROVEITADO, ACONTECE MAIS COMO UMA DISPUTA DE PODERES E CUMPRIMENTO DA RESOLUÇÃO QUE OBRIGA A SUA REALIZAÇÃO, INFELIZMENTE O ESSENCIAL É DEIXADO DE LADO, COMO A CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIAS DIDÁTICAS PARA ARTICULAR O ENSINO E APRENDIZAGEM, A REFLEXÃO SOBRE A PRÁXIS ESCOLAR, A PARTIR DOS PRÓPRIOS SUJEITOS CONSTRUTORES DO PROCESSO.