A PROPOSTA DO REFERENTE ARTIGO É REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, O PERFIL DOS PROFESSORES DESTA ÁREA, ALÉM DA HISTÓRIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS E CONCEITOS LEGAIS QUE CONTRIBUÍRAM PARA GARANTIR O DIREITO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA FORAM AVANÇOS IMPORTANTES NA LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. EVIDENCIA-SE TAMBÉM SOBRE O PROCESSO EDUCACIONAL E COMO ELE REFLETE NO COMPORTAMENTO DE CADA SER HUMANO. PARA QUE O PROCESSO INCLUSIVO ACONTEÇA É IMPRESCINDÍVEL A QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES, INFRAESTRUTURA DAS INSTITUIÇÕES E OS EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA A ACESSIBILIDADE. PARA TANTO, A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A BIBLIOGRÁFICA E QUALITATIVA, PELA QUAL SE APERCEBEU A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA OS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E AS LEIS QUE GARANTAM A PARTICIPAÇÃO E INSERÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR.