JUNIOR, Vicente De Paulo Morais. Daltonismo pedagógico. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/59789>. Acesso em: 02/11/2024 12:30
A presente pesquisa tem como objetivo discutir a representaÇÃo docente no cotidiano escolar e suas respectivas repercussÕes. Para tanto, utilizou-se da ciÊncia e psicologia das cores para ilustrar como tal representaÇÃo pode alinhar-se ao processo de ensino. Trata-se de uma pesquisa bibliogrÁfica, que proporcionou a reflexÃo sobre a influÊncia e importÂncia da representaÇÃo docente no cotidiano escolar. Ao conectarmos ciÊncia e psicologia das cores com o cotidiano escolar, tendo como base o processo de ensino, identificou-se o Daltonismo PedagÓgico e suas possÍveis variantes e repercussÕes. AlÉm disso, identificou-se ainda, a possibilidade de o Daltonismo PedagÓgico ser congÊnito ou adquirido, podendo ainda ser temporÁrio ou progressivo. Observou-se ainda que a formaÇÃo inicial e/ou continuada tem papel preponderante no tratamento do daltonismo pedagÓgico. No outro extremo da discussÃo, identificou-se a Harmonia pedagÓgica.