A formaÇÃo inicial docente aporta-se na formaÇÃo continuada para suprir lacunas deixadas no decorrer dos estudos. O diagnÓstico dessas debilidades foi verificado por meio das avaliaÇÕes internas atravÉs de um projeto baseado na matriz de referÊncia de matemÁtica do MEC com descritores que avaliam competÊncias e habilidades nesta ciÊncia. As avaliaÇÕes externas em larga escala da Prova Brasil do MEC, realizadas em anos Ímpares, contempla a mesma matriz. Nesse sentido, os professores foram acompanhados apÓs cada resultado proferido pelos alunos nos simulados testes, com objetivo de debater e planejar aÇÕes didÁticas na superaÇÃo de dificuldades encontradas pelos estudantes do 9o ano do ensino fundamental, vinculados a Secretaria de EducaÇÃo Municipal de TianguÁ. Foram constatados avanÇos significativos nas aprendizagens matemÁticas dos aprendentes, em torno de 32% para a proficiÊncia adequada, e nas avaliaÇÕes externas da Prova Brasil de 2015, aproximadamente 20% dos educandos obtiveram proficiÊncias adequadas e avanÇadas em matemÁtica, oberva se que apenas 9% obtiveram este resultado no exame anterior. Portanto, a formaÇÃo continuada do professor em cursos de pÓs-graduaÇÃo especializaÇÕes, mestrado, doutorado e os de aprimoramento metodolÓgicos sÃo necessÁrios ao processo de ensino e aprendizagem.