Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CONHECIMENTO TRADICIONAL SOBRE PLANTAS MEDICINAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFORMAL, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EDUCAÇÃO QUILOMBOLA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O TRATAMENTO E A CURA DE DOENÇAS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE PLANTAS É TÃO ANTIGA QUANTO A ESPÉCIE HUMANA. O CONHECIMENTO SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS REPRESENTA O ÚNICO RECURSO TERAPÊUTICO EM VÁRIAS COMUNIDADES POR TODO O MUNDO, SENDO UMA TÉCNICA TRADICIONAL QUE PERPASSA DIVERSAS GERAÇÕES EM MUITAS FAMÍLIAS. DENTRE AS INÚMERAS POPULAÇÕES, ESTÃO OS POVOS QUILOMBOLAS, QUE POSSUEM PRESUNÇÃO DE ANCESTRALIDADE NEGRA RELACIONADA COM A RESISTÊNCIA À OPRESSÃO HISTÓRICA SOFRIDA. NA PERSPECTIVA DE DISCUTIR A UTILIZAÇÃO E O CONHECIMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS E A SUA RELAÇÃO COM A PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS, ESTA ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA COM ESTUDANTES DO 9º ANO DO COLÉGIO ESTADUAL DR. MILTON SANTOS, SITUADO EM JEQUIÉ, BA. FOI UTILIZADA UMA INTERVENÇÃO COM TRÊS ENCONTROS, COM EXPLANAÇÃO SOBRE O HISTÓRICO DE USO DE PLANTAS MEDICINAIS; MORFOLOGIA VEGETAL; PARTES UTILIZADAS EM TRATAMENTOS TERAPÊUTICOS; COLETA, PRENSAGEM E SECAGEM DE ESPÉCIMES DE PLANTAS UTILIZADAS NO TRATAMENTO OU CURA DE DOENÇAS, AS QUAIS FORAM INTRODUZIDAS NO HERBÁRIO (HUESB); CONFECÇÃO E EXPOSIÇÃO DE BANNER INFORMATIVO SOBRE A IMPORTÂNCIA E UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS; VISITA A HORTA DO COLÉGIO; VISITA AO HUESB E AO LABORATÓRIO DE PRODUTOS NATURAIS DA UESB PARA OBSERVAÇÃO DE EXTRAÇÃO DE COMPOSTOS COM POTENCIAL FARMACOLÓGICO. SOBRE O CONHECIMENTO TRADICIONAL DOS ALUNOS 41 ESPÉCIES PERTENCENTES A 27 FAMÍLIAS BOTÂNICA FORAM RELATADAS. ESTE TRABALHO CONTRIBUIU PARA QUE OS PARTICIPANTES DA PESQUISA PUDESSEM RELACIONAR A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS ADVINDOS DOS SEUS FAMILIARES E A SUA RELEVÂNCIA PARA AS DIVERSAS PESQUISAS NA ÁREA.

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