A PRESENTE PESQUISA DISCORRE SOBRE A MULHER, MAIS ESPECIFICAMENTE, NA CONDIÇÃO DE MÃE E SUA RELAÇÃO COM A VIDA ACADÊMICA NA MODALIDADE DO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO E AS NARRATIVAS OPRESSORAS COM AS QUAIS SE DEPARARAM DURANTE O MESTRADO, QUE FAZEM PARTE DE AÇÕES DO COLETIVO. AÇÕES EXCLUDENTES DA CONDIÇÃO DA MULHER FAZEM PARTE DO COTIDIANO NUMA SOCIEDADE BASEADA NA CULTURA PATRIARCAL, LIBERTAR-SE DESSA ESTRUTURA ACABA MUITAS VEZES SENDO UM ATO DE RESISTÊNCIA. NESSA PERSPECTIVA A REFERENTE PESQUISA FUNDAMENTOU-SE TEORICAMENTE ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, ONDE ATRAVÉS DE UM ESTADO DA ARTE PERCEBE-SE POUCOS ESCRITOS NESSA DIREÇÃO. ENTREVISTAS ÀS ALUNAS QUE ESTÃO NO MESTRADO, APROXIMA AO OBJETO DE ESTUDO E REVELAM COM PROPRIEDADE AS DIFICULDADES DAS QUE OUSARAM ROMPER COM A LÓGICA DO PATRIARCADO. POR FIM TRAZER O RECORTE RACIAL PARA AS ACADÊMICAS NEGRAS E SEUS ENFRENTAMENTOS E INTERSECÇÕES ACUMULADAS EM SEU PERCURSO.