A PRESENTE PROPOSTA INVESTIGATIVA SURGE COM A INTENÇÃO DE PROBLEMATIZAR COMO OS PROFESSORES E ALUNOS DAS TURMAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, TÊM PERCEBIDO E UTILIZADO OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS (ENF) DE ENSINO DISPONÍVEIS (INSTITUCIONALIZADOS E NÃO INSTITUCIONALIZADOS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS, CONSIDERANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) DOS ALUNOS. TRATA DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, POIS PRIORIZA A QUALIDADE DOS DADOS A SEREM ANALISADOS, APRESENTANDO CARÁTER EXPLORATÓRIO. PARTICIPAM DESTA INVESTIGAÇÃO SEIS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LAJEADO/RS. OS DADOS ESTÃO AINDA SENDO COLETADOS E ANALISADOS, QUAIS SEJAM: ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OS PROFESSORES E OBSERVAÇÕES DAS AULAS, SENDO O RELATO DESTAS REGISTRADO NO DIÁRIO DE CAMPO DOS PESQUISADORES. AS ENTREVISTAS FORAM REALIZADAS E ESTÃO EM FASE DE ANÁLISE E AS OBSERVAÇÕES DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS ESTÃO EM ANDAMENTO. OS RESULTADOS INICIAIS APRESENTAM QUE OS PROFESSORES, PARTICIPANTES DESTE ESTUDO, NÃO POSSUEM CONHECIMENTO SOBRE A DEFINIÇÃO DA AC E DOS ENF. DURANTE A ENTREVISTA PERCEBEU-SE QUE MESMO INSTIGANDO-OS A FALAR MAIS SOBRE ESTES CONCEITOS, OS PROFESSORES NÃO CONSEGUIRAM DAR EXEMPLOS DE ATIVIDADES QUE PODERIAM ESTAR ENGAJADAS COM A AC DOS ALUNOS. ESPERA-SE QUE DURANTE AS OBSERVAÇÕES DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES PARTICIPANTES SEJA POSSÍVEL CONHECER E ANALISAR COMO A AC TEM SIDO DESENVOLVIDA NOS ENF PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.