O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA OFICINA INTITULADA “VIAJANDO NO MUNDO IMAGINÁRIO DA LEITURA: TRABALHANDO A ESCRITA E A ORALIDADE ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE LENDAS DA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS”, REALIZADA NA PRAÇA RAIMUNDO PERES (PRAÇA DO TITIO). A AÇÃO FOI REALIZADA PELOS DISCENTES DA TURMA DE PEDAGOGIA 2016 (EXTENSIVO). TAL ATIVIDADE DEU-SE NO INTUITO DE SOCIALIZAR-SE AS POSSIBILIDADES DE TRABALHAR-SE A PRODUÇÃO ESCRITA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. DESSE MODO, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE E DA ESCRITA ATRAVÉS DAS LENDAS DO BAIXO TOCANTINS PARA ESTIMULAR OS ALUNOS A BUSCAR E INVESTIGAR A CULTURA LOCAL, ABRINDO UM LEQUE PARA O PROFESSOR DESENVOLVER ATIVIDADES E DINÂMICAS MULTIDISCIPLINARES COM ESTE GÊNERO TEXTUAL. O PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICO ELABORADO PARA A OFICINA TINHA COMO OBJETIVO GERAL TRABALHAR A LINGUAGEM ESCRITA E ORAL DOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE LENDAS REGIONAIS DO BAIXO TOCANTINS, EXPLORANDO O IMAGINÁRIO INFANTIL DOS ALUNOS DE FORMA A CONTRIBUIR EM SEUS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. POIS, PRECISAM POSSUIR EM SEU PROCESSO DE ENSINO, NA METODOLOGIA E NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SITUAÇÕES QUE FAVOREÇAM À APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. E O PROFESSOR TEM PAPEL FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO. PARA ISSO ELE PRECISA PROPOR MÉTODOS QUE CONTRIBUAM PARA A INTERAÇÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA, OU SEJA, NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E ALUNO-PROFESSOR