Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AMBIENTE URBANO COMO ESPAÇO EDUCATIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DANDO ÊNFASE A ESCRITA E A ORALIDADE ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE LENDAS DA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS”

Palavra-chaves: RELATO DE EXPERIÊNCIA, OFICINA, LEITURA E ESCRITA Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58997
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2958
    "inscrito_id" => 6560
    "titulo" => "AMBIENTE URBANO COMO ESPAÇO EDUCATIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DANDO ÊNFASE A ESCRITA E A ORALIDADE ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE LENDAS DA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS”"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA OFICINA INTITULADA “VIAJANDO NO MUNDO IMAGINÁRIO DA LEITURA: TRABALHANDO A ESCRITA E A ORALIDADE ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE LENDAS DA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS”, REALIZADA NA PRAÇA RAIMUNDO PERES (PRAÇA DO TITIO). A AÇÃO FOI REALIZADA PELOS DISCENTES DA TURMA DE PEDAGOGIA 2016 (EXTENSIVO). TAL ATIVIDADE DEU-SE NO INTUITO DE SOCIALIZAR-SE AS POSSIBILIDADES DE TRABALHAR-SE A PRODUÇÃO ESCRITA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. DESSE MODO, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE E DA ESCRITA ATRAVÉS DAS LENDAS DO BAIXO TOCANTINS PARA ESTIMULAR OS ALUNOS A BUSCAR E INVESTIGAR A CULTURA LOCAL, ABRINDO UM LEQUE PARA O PROFESSOR DESENVOLVER ATIVIDADES E DINÂMICAS MULTIDISCIPLINARES COM ESTE GÊNERO TEXTUAL. O PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICO ELABORADO PARA A OFICINA TINHA COMO OBJETIVO GERAL TRABALHAR A LINGUAGEM ESCRITA E ORAL DOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE LENDAS REGIONAIS DO BAIXO TOCANTINS, EXPLORANDO O IMAGINÁRIO INFANTIL DOS ALUNOS DE FORMA A CONTRIBUIR EM SEUS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. POIS, PRECISAM POSSUIR EM SEU PROCESSO DE ENSINO, NA METODOLOGIA E NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SITUAÇÕES QUE FAVOREÇAM À APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. E O PROFESSOR TEM PAPEL FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO. PARA ISSO ELE PRECISA PROPOR MÉTODOS QUE CONTRIBUAM PARA A INTERAÇÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA, OU SEJA, NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E ALUNO-PROFESSOR"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA, OFICINA, LEITURA E ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID6560_05092019112947.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANÇOAYSE PINHEIRO FURTADO"
    "autor_nome_curto" => "FRANÇOAYSE FURTADO"
    "autor_email" => "francys.fp2705@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58997
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2958
    "inscrito_id" => 6560
    "titulo" => "AMBIENTE URBANO COMO ESPAÇO EDUCATIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DANDO ÊNFASE A ESCRITA E A ORALIDADE ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE LENDAS DA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS”"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA OFICINA INTITULADA “VIAJANDO NO MUNDO IMAGINÁRIO DA LEITURA: TRABALHANDO A ESCRITA E A ORALIDADE ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE LENDAS DA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS”, REALIZADA NA PRAÇA RAIMUNDO PERES (PRAÇA DO TITIO). A AÇÃO FOI REALIZADA PELOS DISCENTES DA TURMA DE PEDAGOGIA 2016 (EXTENSIVO). TAL ATIVIDADE DEU-SE NO INTUITO DE SOCIALIZAR-SE AS POSSIBILIDADES DE TRABALHAR-SE A PRODUÇÃO ESCRITA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. DESSE MODO, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE E DA ESCRITA ATRAVÉS DAS LENDAS DO BAIXO TOCANTINS PARA ESTIMULAR OS ALUNOS A BUSCAR E INVESTIGAR A CULTURA LOCAL, ABRINDO UM LEQUE PARA O PROFESSOR DESENVOLVER ATIVIDADES E DINÂMICAS MULTIDISCIPLINARES COM ESTE GÊNERO TEXTUAL. O PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICO ELABORADO PARA A OFICINA TINHA COMO OBJETIVO GERAL TRABALHAR A LINGUAGEM ESCRITA E ORAL DOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE LENDAS REGIONAIS DO BAIXO TOCANTINS, EXPLORANDO O IMAGINÁRIO INFANTIL DOS ALUNOS DE FORMA A CONTRIBUIR EM SEUS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. POIS, PRECISAM POSSUIR EM SEU PROCESSO DE ENSINO, NA METODOLOGIA E NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SITUAÇÕES QUE FAVOREÇAM À APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. E O PROFESSOR TEM PAPEL FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO. PARA ISSO ELE PRECISA PROPOR MÉTODOS QUE CONTRIBUAM PARA A INTERAÇÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA, OU SEJA, NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E ALUNO-PROFESSOR"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA, OFICINA, LEITURA E ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID6560_05092019112947.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANÇOAYSE PINHEIRO FURTADO"
    "autor_nome_curto" => "FRANÇOAYSE FURTADO"
    "autor_email" => "francys.fp2705@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA OFICINA INTITULADA “VIAJANDO NO MUNDO IMAGINÁRIO DA LEITURA: TRABALHANDO A ESCRITA E A ORALIDADE ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE LENDAS DA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS”, REALIZADA NA PRAÇA RAIMUNDO PERES (PRAÇA DO TITIO). A AÇÃO FOI REALIZADA PELOS DISCENTES DA TURMA DE PEDAGOGIA 2016 (EXTENSIVO). TAL ATIVIDADE DEU-SE NO INTUITO DE SOCIALIZAR-SE AS POSSIBILIDADES DE TRABALHAR-SE A PRODUÇÃO ESCRITA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. DESSE MODO, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE E DA ESCRITA ATRAVÉS DAS LENDAS DO BAIXO TOCANTINS PARA ESTIMULAR OS ALUNOS A BUSCAR E INVESTIGAR A CULTURA LOCAL, ABRINDO UM LEQUE PARA O PROFESSOR DESENVOLVER ATIVIDADES E DINÂMICAS MULTIDISCIPLINARES COM ESTE GÊNERO TEXTUAL. O PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICO ELABORADO PARA A OFICINA TINHA COMO OBJETIVO GERAL TRABALHAR A LINGUAGEM ESCRITA E ORAL DOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE LENDAS REGIONAIS DO BAIXO TOCANTINS, EXPLORANDO O IMAGINÁRIO INFANTIL DOS ALUNOS DE FORMA A CONTRIBUIR EM SEUS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. POIS, PRECISAM POSSUIR EM SEU PROCESSO DE ENSINO, NA METODOLOGIA E NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SITUAÇÕES QUE FAVOREÇAM À APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. E O PROFESSOR TEM PAPEL FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO. PARA ISSO ELE PRECISA PROPOR MÉTODOS QUE CONTRIBUAM PARA A INTERAÇÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA, OU SEJA, NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E ALUNO-PROFESSOR

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.