NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A LITERATURA DE CORDEL NAS TURMAS DE EJA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61208 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1666 "inscrito_id" => 1384 "titulo" => "NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A LITERATURA DE CORDEL NAS TURMAS DE EJA" "resumo" => "ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR UM RECORTE DE UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA REALIZADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CUJO OBJETIVO FOI INVESTIGAR AS PRÁTICAS DE LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE(PB). TENDO EM VISTA, A LITERATURA DE CORDEL SER CARREGADA DE EXPRESSIVIDADE E HISTORICIDADE RELACIONADAS À CULTURA POPULAR, SENTIMOS A NECESSIDADE DE CONTEMPLÁ-LA NÃO SÓ EM SUA EXPRESSÃO LITERÁRIA, MAS TAMBÉM COMO PRÁTICA DISCURSIVA, PRINCIPALMENTE NO ESPAÇO DEDICADO AO TRABALHO DE LEITURA NA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, LOCAL DE INSERÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM FAVOR DA CIDADANIA. DESSA FORMA, PROPOMOS O TRABALHO COM CORDEL COMO FORMA DE DESPERTAR O SENSO CRÍTICO DO ALUNO, BEM COMO SUA CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL, HISTÓRICA, POLÍTICA E ECONÔMICA, PRINCIPALMENTE NA REGIÃO NORDESTE, POR SER O LOCAL EM QUE ESSA MANIFESTAÇÃO POPULAR ENCONTROU MAIOR FACILIDADE DE PROPAGAÇÃO NO BRASIL. NESTA PERSPECTIVA, PARTIMOS DA OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DO 2º SEGMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EM SUA AÇÃO DOCENTE FRENTE AO TRABALHO COM A LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL PADRE EMÍDIO VIANA CORREIA, NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB; BEM COMO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO QUE PERMITIU INTERROGAR O PROFISSIONAL SOBRE SUA PRÁTICA DE TRABALHO COM A LEITURA DO CORDEL, CUJAS RESPOSTAS NOS LEVARAM A VERIFICAR A NECESSIDADE DE ELABORAÇÃO DE UMA TOMADA DE AÇÃO QUE POSSIBILITOU DISCUTIR A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR A LITERATURA NUMA INTERDEPENDÊNCIA ENTRE O CONTEXTO SOCIO-HISTÓRICO E O GÊNERO LITERÁRIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "LEITURA, LETRAMENTO, LITERATURA DE CORDEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID1384_14082019204456.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "APARECIDA FERNANDES" "autor_email" => "professora_aparecida@yaho" "autor_ies" => "UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61208 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1666 "inscrito_id" => 1384 "titulo" => "NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A LITERATURA DE CORDEL NAS TURMAS DE EJA" "resumo" => "ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR UM RECORTE DE UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA REALIZADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CUJO OBJETIVO FOI INVESTIGAR AS PRÁTICAS DE LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE(PB). TENDO EM VISTA, A LITERATURA DE CORDEL SER CARREGADA DE EXPRESSIVIDADE E HISTORICIDADE RELACIONADAS À CULTURA POPULAR, SENTIMOS A NECESSIDADE DE CONTEMPLÁ-LA NÃO SÓ EM SUA EXPRESSÃO LITERÁRIA, MAS TAMBÉM COMO PRÁTICA DISCURSIVA, PRINCIPALMENTE NO ESPAÇO DEDICADO AO TRABALHO DE LEITURA NA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, LOCAL DE INSERÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM FAVOR DA CIDADANIA. DESSA FORMA, PROPOMOS O TRABALHO COM CORDEL COMO FORMA DE DESPERTAR O SENSO CRÍTICO DO ALUNO, BEM COMO SUA CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL, HISTÓRICA, POLÍTICA E ECONÔMICA, PRINCIPALMENTE NA REGIÃO NORDESTE, POR SER O LOCAL EM QUE ESSA MANIFESTAÇÃO POPULAR ENCONTROU MAIOR FACILIDADE DE PROPAGAÇÃO NO BRASIL. NESTA PERSPECTIVA, PARTIMOS DA OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DO 2º SEGMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EM SUA AÇÃO DOCENTE FRENTE AO TRABALHO COM A LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL PADRE EMÍDIO VIANA CORREIA, NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB; BEM COMO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO QUE PERMITIU INTERROGAR O PROFISSIONAL SOBRE SUA PRÁTICA DE TRABALHO COM A LEITURA DO CORDEL, CUJAS RESPOSTAS NOS LEVARAM A VERIFICAR A NECESSIDADE DE ELABORAÇÃO DE UMA TOMADA DE AÇÃO QUE POSSIBILITOU DISCUTIR A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR A LITERATURA NUMA INTERDEPENDÊNCIA ENTRE O CONTEXTO SOCIO-HISTÓRICO E O GÊNERO LITERÁRIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "LEITURA, LETRAMENTO, LITERATURA DE CORDEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID1384_14082019204456.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "APARECIDA FERNANDES" "autor_email" => "professora_aparecida@yaho" "autor_ies" => "UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }