ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR UM RECORTE DE UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA REALIZADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CUJO OBJETIVO FOI INVESTIGAR AS PRÁTICAS DE LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE(PB). TENDO EM VISTA, A LITERATURA DE CORDEL SER CARREGADA DE EXPRESSIVIDADE E HISTORICIDADE RELACIONADAS À CULTURA POPULAR, SENTIMOS A NECESSIDADE DE CONTEMPLÁ-LA NÃO SÓ EM SUA EXPRESSÃO LITERÁRIA, MAS TAMBÉM COMO PRÁTICA DISCURSIVA, PRINCIPALMENTE NO ESPAÇO DEDICADO AO TRABALHO DE LEITURA NA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, LOCAL DE INSERÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM FAVOR DA CIDADANIA. DESSA FORMA, PROPOMOS O TRABALHO COM CORDEL COMO FORMA DE DESPERTAR O SENSO CRÍTICO DO ALUNO, BEM COMO SUA CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL, HISTÓRICA, POLÍTICA E ECONÔMICA, PRINCIPALMENTE NA REGIÃO NORDESTE, POR SER O LOCAL EM QUE ESSA MANIFESTAÇÃO POPULAR ENCONTROU MAIOR FACILIDADE DE PROPAGAÇÃO NO BRASIL. NESTA PERSPECTIVA, PARTIMOS DA OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DO 2º SEGMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EM SUA AÇÃO DOCENTE FRENTE AO TRABALHO COM A LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL PADRE EMÍDIO VIANA CORREIA, NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB; BEM COMO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO QUE PERMITIU INTERROGAR O PROFISSIONAL SOBRE SUA PRÁTICA DE TRABALHO COM A LEITURA DO CORDEL, CUJAS RESPOSTAS NOS LEVARAM A VERIFICAR A NECESSIDADE DE ELABORAÇÃO DE UMA TOMADA DE AÇÃO QUE POSSIBILITOU DISCUTIR A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR A LITERATURA NUMA INTERDEPENDÊNCIA ENTRE O CONTEXTO SOCIO-HISTÓRICO E O GÊNERO LITERÁRIO.