Esta contribuiÇÃo apresenta reflexÕes sobre a IntervenÇÃo PedagÓgica, que rendeu, a seu autor principal, o PrÊmio Mestres da EducaÇÃo do Estado da ParaÍba no ano de 2016. Usando-se da metodologia participante da pesquisa-aÇÃo, esse projeto foi desenvolvido na cidade de PoÇo Dantas – PB. A aÇÃo proposta parte de uma IntervenÇÃo PedagÓgica em que foi tratado da desmistificaÇÃo da cultura e identidade afro-brasileira, envolvendo aplicaÇÃo de questionÁrios, discussÕes, debates, pesquisas, seminÁrios. Mostrou-se neste projeto a importÂncia da Cultura e Identidade Afro-Brasileira, sem discriminaÇÃo Étnica, social, econÔmica, jurÍdica, polÍtica ou ideolÓgica. Entendida como um direito social, a educaÇÃo escolar no Brasil, sendo observada nos PCN’s, corresponde a um espaÇo sociocultural e institucional, responsÁvel pelo trato pedagÓgico do conhecimento e da cultura. Levando em consideraÇÃo a Lei Federal nº 10.639, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de cultura africana e afro-brasilidade nas escolas pÚblicas e privadas de todos os estados brasileiros, com isso, a intencionalidade da intervenÇÃo consistiu-se em: I) PromoÇÃo de uma maior participaÇÃo dos educandos; II) Envolver os alunos por meio do comprometimento com a aprendizagem; III) Potencializar a aproximaÇÃo dos alunos entre os conteÚdos escolares e sua realidade, mostrando-os sobre as diferentes culturas existentes em nosso Brasil e suas contribuiÇÕes ao longo dos anos. O trabalho vem sendo bastante significativo, pois atravÉs do mesmo os alunos tornarÃo cidadÃos conscientes e que nÃo venha a cometer prÁticas racistas ou preconceituosas.