O PROPÓSITO DESTE ESTUDO É ANALISAR AS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA DOS PROFESSORES DENTRO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, BEM COMO IDENTIFICAR DIFERENTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, REFLETINDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OS FAZERES DOCENTES E A PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES. REALIZAMOS PESQUISA QUALITATIVA, ESPECIFICAMENTE O ESTUDO DE CASO. COMO INSTRUMENTO DE PRODUÇÃO DE DADOS CONTAMOS COM A APLICAÇÃO DO TESTE DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS (TALP) E A ENTREVISTA ESTRUTURADA, COM A INTENÇÃO DE IDENTIFICAR AS REPRESENTAÇÕES DE INFÂNCIA DOS PROFESSORES, BEM COMO OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. NAS REFLEXÕES DESSA PESQUISA SE DESTACOU A PALAVRA “AMOR” EM PRIMEIRO LUGAR NAS TRÊS ASSOCIAÇÕES DE PALAVRAS, SEJA PARA EVIDENCIAR A AFETIVIDADE COM OS ALUNOS, A DEDICAÇÃO PELA PROFISSÃO OU O AMOR/COMPROMISSO COM A QUALIDADE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA AMOROSIDADE FREIREANA.