A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ÁREA DE BIOLOGIA ATENDE À DEMANDA POR PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA TANTO NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS QUANTO PARA A DISCIPLINA DE BIOLOGIA. O PRESENTE TEXTO É RESULTADO DE UMA PESQUISA QUE TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR COMO OS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT) CAMPUS CONFRESA AVALIAM O CURSO AO QUAL ESTÃO MATRICULADOS, E AINDA SE ELES SE SENTEM PREPARADOS PARA ATUAR COMO PROFESSORES. A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, TEVE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES FECHADAS E ABERTAS QUE FOI RESPONDIDO POR 19 LICENCIANDOS. OS RESULTADOS APRESENTAM ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS EM RELAÇÃO AO CURSO, E O ESTUDO MOSTROU QUE MUITAS DIFICULDADES ENFRENTADAS TÊM RELAÇÃO COM O TEMPO QUE LEVARAM PARA INGRESSAR NO CURSO SUPERIOR APÓS TEREM CONCLUÍDO O ENSINO MÉDIO, DOIS LICENCIANDOS DEMORARAM VINTE ANOS. SOBRE ATUAÇÃO NA ÁREA APÓS A CONCLUSÃO DO CURSO, OITO DELES AINDA NÃO SE DECIDIRAM E OITO AFIRMAM QUE IRÃO ATUAR, APENAS DOIS DISSERAM NÃO QUEREREM ATUAR. COMO ALGUNS AFIRMARAM NÃO SE IDENTIFICAR COM A ÁREA E FAZER O CURSO POR NÃO TER OUTRA OPÇÃO, É NATURAL QUE AINDA ESTEJAM COM DÚVIDAS SE EXERCERÃO A CARREIRA DOCENTE. ESPERA-SE QUE A PESQUISA POSSA TRAZER UMA REFLEXÃO AOS LICENCIANDOS E A PRÓPRIA INSTITUIÇÃO SOBRE FORMAS DE MELHORAR O CURSO E QUE NOVOS ESTUDOS POSSAM APONTAR MANEIRAS DE APRIMORAR O ACOLHIMENTO DOS INGRESSOS NO CURSO.