ESTE TRABALHO APRESENTA A SEGUINTE TEMÁTICA: “AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: UMA FERRAMENTA DE REFLEXÃO”. A ESCOLHA TRANSCORRE DO INTERESSE EM INVESTIGAR OS PROCESSOS AVALIATIVOS NA ESCOLA, IDENTIFICANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. A PROBLEMATIZAÇÃO ASSIM SE APRESENTA: COMO OCORRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA? COMO OBJETIVO GERAL DELIMITOU-SE: ANALISAR O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA. E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: APONTAR AS CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM; INVESTIGAR OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA AVALIAÇÃO; E DISCUTIR AS LACUNAS QUE DISTORCEM O SENTIDO E A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NA ESCOLA. TRATANDO DO PERCURSO METODOLÓGICO, A PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO DESCRITIVA. COMO PROCEDIMENTOS TÉCNICOS, FORAM UTILIZADAS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E A DE CAMPO. O MÉTODO DE ABORDAGEM FOI O DEDUTIVO, E O MÉTODO DE PROCEDIMENTO FOI O MONOGRÁFICO. A AMOSTRA OCORREU COM TRÊS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA. AS INFORMAÇÕES FORAM COLETADAS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO PARA RECOLHA DE DADOS PRIMÁRIOS, E PARA DADOS SECUNDÁRIOS FOI UTILIZADA A ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA. A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS SE DEU DE FORMA QUALITATIVA. O ESTUDO ABORDA AS CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, ASSIM COMO DISCUTE OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS E SUAS IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO, APONTANDO TAMBÉM AS LACUNAS QUE DISTORCEM O SENTIDO E A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR. COMO RESULTADOS CONSTATOU-SE QUE A AVALIAÇÃO NORTEIA O TRABALHO DOCENTE, SE APRESENTANDO COMO UMA FERRAMENTA DE REFLEXÃO.