A EDUCAÇÃO ENFRENTA DIVERSOS PROBLEMAS QUE AFETAM A QUALIDADE DO ENSINO NO PAÍS. UM DELES É A INDISCIPLINA. A PSICOLOGIA PODE CONTRIBUIR NO SENTIDO DE GERAR RELAÇÕES PRODUTIVAS ENTRE OS ESTUDANTES E ENTRE OS ESTUDANTES E OS PROFESSORES, PENSANDO NISSO, ESSE PROJETO TEM COMO OBJETIVO, ADAPTAR UMA VERSÃO DO GOOD BEHAVIOR GAME PARA UM CURSO VIRTUAL, E DE MANEIRA ESPECÍFICA, PRODUZIR MATERIAL DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR PARA APLICAÇÃO DO JOGO EM SALA DE AULA. O TRABALHO INICIOU-SE COM UM ESTUDO EPISTEMOLÓGICO TENDO COMO BASE OS TRABALHOS INICIAIS SOBRE O GBG DE MURIEL SAUNDERS, DO ESCRITOR BRASILEIRO THIAGO CALEGARI, ENTRE OUTROS TEXTOS PERTINENTES AO ESTUDO. PARA A MONTAGEM DO CURSO ONLINE FOI UTILIZADO A PLATAFORMA VIRTUAL MOODLE. MEDIANTE O ESTUDO DE TEXTOS E AUTORES QUE ABORDAM A TEMÁTICA, ENXERGOU-SE O GBG COMO UMA ESTRATÉGIA POUCO DISCUTIDA E ABORDADA NO BRASIL, MAS COMO UM POSSÍVEL AUXILIADOR NA MINIMIZAÇÃO DAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS QUE A INDISCIPLINA TRAZ PARA OS SUJEITOS PRESENTES NO ÂMBITO ESCOLAR. ALÉM DISSO, CONSTATAMOS A AUSÊNCIA DE TEXTOS E MATÉRIAS QUE ABORDEM A TEMÁTICA, SENDO UMA GRANDE MAIORIA DOS TEXTOS NA LÍNGUA INGLESA, O QUE TORNA AINDA MAIS INTERESSANTE A DISCUSSÃO QUE O PRESENTE TRABALHO TRAZ. CONCLUÍMOS COM BASE NA LITERATURA QUE AS APLICAÇÕES DO GBG NOS ESTADOS UNIDOS (PAÍS DE ORIGEM DO MÉTODO) SE MOSTRARAM EFICAZES NA MISSÃO DE COMBATER – OU MINIMIZAR – A INDISCIPLINA NA SALA DE AULA. DESSA FORMA, SALIENTAMOS A VIABILIDADE DE ADAPTAR O GBG PARA A VIVÊNCIA BRASILEIRA.