ESTE TRABALHO ABORDA O USO E A IMPORTÂNCIA DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS, SENDO MOSTRADO NO MESMO, A CONFECÇÃO DE UM HERBÁRIO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA E APRESENTADA AOS GRADUANDOS DO TERCEIRO SEMESTRE DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA. PARA A CONSTRUÇÃO DESSE TRABALHO FORAM NECESSÁRIOS ALGUNS MATERIAIS, COMO PLANTAS, PRENSAS, PAPÉIS, FITAS, TESOURAS ETC. FOI REALIZADA INICIALMENTE UMA ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE OS GRUPOS VEGETAIS, DEPOIS A PRODUÇÃO DAS EXSICATAS EM FORMA DE PORTFÓLIO ATRAVÉS DOS GRADUANDOS E PARA FINALIZAR UMA GINCANA SOBRE O ASSUNTO, TERMINANDO COM UM QUESTIONÁRIO A RESPEITO DA METODOLOGIA UTILIZADA PARA ESSE ENSINO. OS ALUNOS DEMONSTRARAM UMA GRANDE INTERAÇÃO, ENFRENTANDO O ASSUNTO BOTÂNICA, COSTUMEIRAMENTE EVIDENCIADO COMO UM DOS MAIS COMPLEXOS DENTRO DA BIOLOGIA E DO ENSINO DE CIÊNCIAS. POR FIM, A CONSTRUÇÃO DO HERBÁRIO ASSIM COMO TODA A AULA SE CONFIGUROU COMO ALGO EXTREMAMENTE SIGNIFICANTE PARA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS ASSIM COMO OBJETO DE ESTIMULO PARA QUE OS MESMOS SEJAM PROFESSORES CURIOSOS E INOVADORES NO QUE COMPETE AO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA APROXIMANDO OS CONTEÚDOS DA REALIDADE DOS ALUNOS. AGRADECEMOS AOS ALUNOS PARTICIPANTES DESTA AULA E TAMBÉM AO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA/NEPECBIO.