A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS É MUITO IMPORTANTE PRA CONSCIENTIZAÇÃO CIENTÍFICA DO INDIVÍDUO, NO ENTANTO, AINDA SOFRE MUITAS LIMITAÇÕES NO SEU ENFOQUE. NO INTUITO DE CONTORNAR E MOSTRAR POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NOVAS ESTRATÉGIAS VÊM SENDO CRIADAS PARA QUE POSSAM FACILITAR ESSE PROCESSO NA MAIORIA DOS CONTEÚDOS. O OBJETIVO DESSE TRABALHO É MOSTRAR A REALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE UM BINGO DIDÁTICO E UM ÁLBUM DE FIGURINHAS COMO FERRAMENTAS LÚDICAS, PRÁTICAS E DE BAIXO CUSTO COM OS CONTEÚDOS DAS RELAÇÕES/INTERAÇÕES ECOLÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. FOI DESENVOLVIDO PELOS ACADÊMICOS ACOMPANHADO PELA PRECEPTORA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, FOMENTADO PELA CAPES E APLICADO NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA E.E.F JOÃO ALENCAR DE FIGUEIREDO, LOCALIZADA NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ. A EXECUÇÃO DESSE TRABALHO TROUXE AOS BOLSISTAS BONS RESULTADOS, INDICADO PELO ÓTIMO RENDIMENTO DOS ALUNOS E PELO EMPENHO DOS MESMOS NO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE, BEM COMO MOSTRARAM A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR METODOLOGIAS INOVADORAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM. COM ESSE ESTUDO PODEMOS CONCLUIR O QUANTO AS ATIVIDADES INOVADORAS CONTRIBUEM NO SIGNIFICADO DO CONTEÚDO DE SALA DE AULA COM O COTIDIANO DOS DISCENTES E DOCENTES, PERMITINDO UMA ASSIMILAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO, ASSIM COMO A MOTIVAÇÃO PARA BUSCAR NOVOS SABERES. NOVAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS TAMBÉM CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO, VIVENCIANDO A EXPERIENCIA DE MUDANÇA DE UM MODELO TRADICIONAL DE ENSINO E TENDO UMA PERCEPÇÃO INOVADORA DENTRO DE SALA DE AULA.