NESSE ARTIGO, DISCUTIMOS OS CONCEITOS DE EDUCAÇÃO BANCÁRIA, DE EDUCAÇÃO LIBERTADORA E DE PEDAGOGIA DA AUTONOMIA (FREIRE, 1994, 2015), À LUZ DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, CONFRONTAMOS DUAS CONCEPÇÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR: AQUELE QUE ASSUME OU RECEBE A RESPONSABILIDADE DE TRANSFERIR CONHECIMENTOS AOS ALUNOS; E AQUELE QUE AGE COMO UM FACILITADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. EM BUSCA DE RESPOSTAS SOBRE COMO SUPERAR A IDEIA DE QUE O DEVER PRIMORDIAL DE UM PROFESSOR É REPASSAR CONTEÚDOS AOS APRENDIZES, APRESENTAMOS SOLUÇÕES COMPARTILHADAS POR AUTORES COM VASTA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA DE INGLÊS (OLIVEIRA, 2017; GIMENEZ, 2013; LEFFA, 2013; SCHEYERL, 2013). ESSA COLETÂNEA APRESENTA PROPOSTAS PRÁTICAS PARA QUE EDUCADORES DE LÍNGUA INGLESA POSSAM INVESTIR EM ATITUDES POSITIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO. PARTIMOS, ENTÃO, PARA UMA PESQUISA DE CAMPO QUALITATIVA, NA QUAL OBSERVAMOS UMA AULA NA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL EM QUIXADÁ (CE), INVESTIGANDO SE OS PRECEITOS DOS AUTORES ESTUDADOS SÃO APLICADOS NA PRÁTICA DOCENTE. POR FIM, OS ACHADOS NOS CONDUZEM A REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE O PROFESSOR ASSUMIR UMA POSTURA DE MEDIADOR DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS, CONTEXTUALIZAR OS CONTEÚDOS PARA A REALIDADE LOCAL DOS APRENDIZES, E CRIAR UM AMBIENTE PROPÍCIO À FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTÔNOMOS.