DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL: POSSIBILIDADES PRÁTICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59848 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4914 "inscrito_id" => 4314 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL: POSSIBILIDADES PRÁTICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DEVE POSSIBILITAR AOS ALUNOS A CONSTRUÇÃO E COMPREENSÃO DA MOTRICIDADE MEDIANTE O CONHECIMENTO DOS CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL. NESTE SENTIDO, ESSE TRABALHO COMEÇA POR PROBLEMATIZAR A IMPORTÂNCIA DE UMA PRÁTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, EM QUE HAJA A INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA POR PARTE DO DOCENTE NO SENTIDO DE PROPICIAR SITUAÇÕES EM QUE SEJA OPORTUNIZADO À CRIANÇA UMA APROPRIAÇÃO CONSCIENTE DO PRÓPRIO CORPO, OU SEJA O DESENVOLVIMENTO DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE SUA AÇÃO MOTORA. O CONCEITO DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA É PENSADO A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET, PARA QUEM ESSA SE CARACTERIZA QUANDO OS MEIOS QUE PROVOCAM A AÇÃO POSSIBILITAM PASSAR DO “PORQUÊ” PARA O “COMO”, OU SEJA, QUANDO A ATIVIDADE POSSIBILITA TORNAR CONSCIENTE ELEMENTOS E MECANISMOS QUE ERAM PRECEDENTEMENTE INCONSCIENTES (PIAGET, 1977). A METODOLOGIA SE CONSTITUI ENQUANTO UM PROCESSO PARTICIPATIVO, UMA IMERSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, EM QUE, NAS AÇÕES COM AS CRIANÇAS POSSAM SER PERCEBIDAS E APREENDIDAS QUAIS SERIAM AS ATIVIDADES QUE MELHOR PODEM PROPICIAR A TOMADA DE CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO. À PARTIR DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS, QUE POSSIBILITAM O DESENVOLVIMENTO DE UMA DISCUSSÃO ACERCA DO TEMA, BUSCA-SE O DIÁLOGO COM O QUE É APRESENTADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A FIM DE DESTACAR E DELINEAR ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE MAIS SE ADEQUAM AO TRABALHO COM O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL NAS CRIANÇAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "CONSCIÊNCIA CORPORAL, TOMADA DE CONSCIÊNCIA, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA9_ID4314_27092019140555.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA TEIXEIRA PAULA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA TEIXEIRA " "autor_email" => "gabrielatpaula@hotmail.co" "autor_ies" => "UFJF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59848 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4914 "inscrito_id" => 4314 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL: POSSIBILIDADES PRÁTICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DEVE POSSIBILITAR AOS ALUNOS A CONSTRUÇÃO E COMPREENSÃO DA MOTRICIDADE MEDIANTE O CONHECIMENTO DOS CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL. NESTE SENTIDO, ESSE TRABALHO COMEÇA POR PROBLEMATIZAR A IMPORTÂNCIA DE UMA PRÁTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, EM QUE HAJA A INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA POR PARTE DO DOCENTE NO SENTIDO DE PROPICIAR SITUAÇÕES EM QUE SEJA OPORTUNIZADO À CRIANÇA UMA APROPRIAÇÃO CONSCIENTE DO PRÓPRIO CORPO, OU SEJA O DESENVOLVIMENTO DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE SUA AÇÃO MOTORA. O CONCEITO DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA É PENSADO A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET, PARA QUEM ESSA SE CARACTERIZA QUANDO OS MEIOS QUE PROVOCAM A AÇÃO POSSIBILITAM PASSAR DO “PORQUÊ” PARA O “COMO”, OU SEJA, QUANDO A ATIVIDADE POSSIBILITA TORNAR CONSCIENTE ELEMENTOS E MECANISMOS QUE ERAM PRECEDENTEMENTE INCONSCIENTES (PIAGET, 1977). A METODOLOGIA SE CONSTITUI ENQUANTO UM PROCESSO PARTICIPATIVO, UMA IMERSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, EM QUE, NAS AÇÕES COM AS CRIANÇAS POSSAM SER PERCEBIDAS E APREENDIDAS QUAIS SERIAM AS ATIVIDADES QUE MELHOR PODEM PROPICIAR A TOMADA DE CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO. À PARTIR DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS, QUE POSSIBILITAM O DESENVOLVIMENTO DE UMA DISCUSSÃO ACERCA DO TEMA, BUSCA-SE O DIÁLOGO COM O QUE É APRESENTADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A FIM DE DESTACAR E DELINEAR ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE MAIS SE ADEQUAM AO TRABALHO COM O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL NAS CRIANÇAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "CONSCIÊNCIA CORPORAL, TOMADA DE CONSCIÊNCIA, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA9_ID4314_27092019140555.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA TEIXEIRA PAULA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA TEIXEIRA " "autor_email" => "gabrielatpaula@hotmail.co" "autor_ies" => "UFJF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }