NESTE TRABALHO APRESENTAMOS ANÁLISES QUE PROPÕE DESENVOLVER ESTUDOS SOBRE A PRESENÇA DE DIDÁTICAS INOVADORAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA. EM ESPECIAL, É FEITA UMA COMPARAÇÃO DIAGNÓSTICA DA EVOLUÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA NO PAÍS DESDE A METADE DO SÉCULO PASSADO ATÉ DIAS ATUAIS, NO INTUITO DE EXPLICITAR ASPECTOS DA DIDÁTICA DA FÍSICA E ALGUNS DOS IMBRÓGLIOS DO ENSINO DA FÍSICA NO SÉCULO XXI. PARA TANTO, ALÉM DE UMA LITERATURA CONVENIENTE FOI UTILIZADA COMO REFERÊNCIA O SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (SNEF), DE 1970, QUE REPRESENTOU O PRIMEIRO GRANDE ESFORÇO DA COMUNIDADE BRASILEIRA DE FÍSICOS PARA IDENTIFICAR SITUAÇÕES EXISTENTES NO ENSINO DE FÍSICA EM NÍVEL NACIONAL. A ESSE RESPEITO, NA ÉPOCA ATUAL ATENTAM-SE AOS FATOS DA FALTA DE INCENTIVO DOS PROFESSORES, DO RISCO À INTEGRIDADE FÍSICA DOS MESMOS, DA POUCA AJUDA DE DETERMINADOS CONTEÚDOS PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL, DA DESMOTIVAÇÃO DOS JOVENS PELOS ESTUDOS, DA INVIABILIDADE DA DIPLOMAÇÃO MASSIVA, NÃO SÓ POR APONTAREM PARA UMA REVISÃO RADICAL DAS ESTRATÉGIAS ATÉ ENTÃO EMPREGADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL, COMO POR SUGERIREM QUE NOSSO DESAFIO NÃO SEJA EXCLUSIVAMENTE TÉCNICO. ADEMAIS, ENSEJO AOS DESAFIOS EXISTENTES QUE PERMANECERAM ATRAVÉS DOS TEMPO, DESTAQUE PARA: A OFERTA DE UM ENSINO CONTEMPORÂNEO, A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR, A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO DE MAIS E MELHORES QUADROS PARA A PESQUISA E PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR, A QUALIDADE PRECÁRIA DA NOSSA EDUCAÇÃO DE BASE ATESTADA POR AVALIAÇÃO COMO ENEM, SAEB, PROVA BRASIL, E A BAIXA APLICAÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA EDUCACIONAL EM CIÊNCIAS.