A PROPOSTA DO PRESENTE PROJETO REFERE-SE AS CONTRIBUIÇÕES QUE A NEUROEDUCAÇÃO VEM TRAZENDO EM SEUS ESTUDOS, COM A FINALIDADE DE AUXILIAR NA IDENTIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO DA DISLEXIA NOS EDUCANDOS DA ESCOLA PÚBLICA, EM ESPECIAL REFLETIR SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NA DETECÇÃO DE SINAIS DO TRANSTORNO, RESSALTAR AS DIFICULDADES APRESENTADAS PELAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS NO RECONHECIMENTO E INTERVENÇÃO E DISPOR PROPOSTAS INTERVENTIVAS PARA AUXILIAR NAS APRENDIZAGENS DESSAS CRIANÇAS EM SALA DE AULA. TAIS DIFICULDADES SÃO REFERENTE A FALTA DE PREPARO DOS PROFESSORES QUANTO AOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM, E MESMO QUANDO HÁ CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM DISLEXIA, AS ESCOLAS EM SUA MAIORIA, NÃO SABEM COMO INTERVIR COM O APRENDENTE EM SALA DE AULA. NA VISÃO DA NEUROEDUCAÇÃO A INTERVENÇÃO DE ESTUDANTES COM DISLEXIA EM SALA DE AULA DEVE SER REALIZADA COM ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO DAS DIVERSAS ÁREAS DO CÉREBRO, FAZENDO COM QUE A INFORMAÇÃO DESEJADA SEJA COMPREENDIDA MEDIANTE A RECEPÇÃO DA INFORMAÇÃO ATRAVÉS DOS SENTIDOS DO CORPO. A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA É DE ORIGEM QUALITATIVA NA PERSPECTIVA DA PESQUISA-AÇÃO, UTILIZAREMOS COMO INSTRUMENTOS PARA REALIZAÇÃO DESSA PESQUISA: QUESTIONÁRIO, OBSERVAÇÃO, ENTREVISTA E ANÁLISE DOCUMENTAL. O LOCUS DA PESQUISA SERÁ NUMA ESCOLA MUNICIPAL QUE DISPÕE DAS TURMAS DE FUNDAMENTAL I. SALIENTAMOS QUE A REFERIDA PESQUISA ESTÁ EM ANDAMENTO, MAS ATÉ O DADO MOMENTO, OBSERVAMOS QUE É DE SUMA IMPORTÂNCIA O ESTUDO ACERCA DA DISLEXIA NA ESCOLA PÚBLICA, POIS NÃO RARO ESSE TRANSTORNO É CONFUNDIDO COM PREGUIÇA E POR SUA VEZ TORNA-SE NEGLIGENCIADO.