O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE A UMA PESQUISA QUALITATIVA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL SOBRE A MICROCEFALIA E A INCLUSÃO ESCOLAR. O TEXTO ABORDA A DEFINIÇÃO DE MICROCEFALIA, SUAS CAUSAS E OS DANOS CAUSADOS POR ESSA MALFORMAÇÃO GENÉTICA, ASSIM COMO OS DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. COMO REFERENCIAL TEÓRICO FORAM UTILIZADOS OS ESTUDADOS DOS AUTORES: FLOR (2017), DA SILVA (2018), NORBERT (2016), NEPOMUCENO (2017), LOPES (2017) E VILLACHAN-LYRA (2018). NESTE ESTUDO OBSERVOU-SE QUE OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO SÃO MUITOS, MAS QUE EXISTEM ALGUMAS ESTRATÉGIAS QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO ESCOLAR E QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM MICROCEFALIA. DIANTE DA COMPLEXIDADE DO TEMA ABORDADO, BEM COMO DO REDUZIDO APORTE TEÓRICO QUE TRATA SOBRE O ASSUNTO, RESSALTA-SE, POR FIM, A NECESSIDADE DE SE TER MAIOR APROFUNDAMENTO E CONTINUIDADE DOS ESTUDOS SOBRE A MICROCEFALIA E A INCLUSÃO ESCOLAR.