É NOTÓRIO A DIFICULDADES QUE OS ESTUDANTES DENOTAM DIANTE DO ENSINO APRENDIZAGEM DA QUÍMICA DECORRENTE DO AFASTAMENTO ENTRE A FALA DO PROFESSOR E A QUÍMICA DO COTIDIANO. OS ESTUDANTES EM GRANDE PARTE EVIDENCIAM SUAS MAIORES DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM MEDIANTE SIMPLES ATIVIDADES PROPOSTAS PELO DOCENTE, DE ACORDO COM SUAS NARRATIVAS AS MESMAS SÃO RELACIONAR CONCEITOS ANTERIORES COM O CONTEÚDO SEGUINTE, RECONHECER E RESOLVER PROBLEMAS, POR SER ABSTRATO. PARA REVERTER A SITUAÇÃO É INDISPENSÁVEL A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES VARIADAS, COM METODOLOGIAS DIVERSAS JUNTAMENTE COM EXPERIMENTOS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE CADA ESTUDANTE TEM UM MEIO PELO QUAL A APRENDIZAGEM É MAIS SIGNIFICATIVA, PARA ISSO FOI UTILIZADO COMO MECANISMO O CICLO DE EXPERIÊNCIA KELLYANA(CEK), PARA TANTO, ESSA PESQUISA ESTÁ FUNDAMENTADA NA TEORIA DOS CONSTRUTOS PESSOAIS DE GEORGE KELLY (1963), SENDO ASSIM POSSÍVEL, DINÂMIFICAR AULAS E PROPOR NOVOS MEIOS DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO. COM OS RESULTADOS FOI CONCEBÍVEL OBSERVAR QUE PODE-SE CONTORNAR A DIFICULDADE ENCONTRADAS NO ENSINO DA QUÍMICA . FAZ-SE NECESSÁRIO TER UMA MAIOR CAUTELA NA PROGRAMAÇÃO DE APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS, VISANDO UM PLANEJAMENTO FLEXÍVEL PARA UMA BOA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. AO TERMINO DA INTERVENÇÃO OS ALUNOS DEMONSTRARAM, TANTO EM JOGOS QUANDO EM AVALIAÇÃO DA UNIDADE, QUE O ENSINO E A APRENDIZAGEM FORAM AINDA MAIS SIGNIFICATIVOS.