DISCUTIMOS ANTERIORMENTE (LINS, LORENZATO E SOUSA, 2018B) OS POR QUÊS MATEMÁTICOS LEVANTADOS POR ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR, ESPECIFICAMENTE POR 13 GRADUANDOS ENTRE 4º E 9º PERÍODOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. O LEVANTAMENTO DOS POR QUÊS MATEMÁTICOS SE DEU DURANTE UM COMPONENTE CURRICULAR. NESTE ARTIGO DISCUTIMOS OS PORQUÊS (RESPOSTAS ELABORADAS) DE ALGUNS DOS POR QUÊS (PERGUNTAS LEVANTADAS) DOS GRADUANDOS E APRESENTAMOS A OPINIÃO DELES SOBRE A ATIVIDADE REALIZADA. NOSSA ANÁLISE SE DEU SOB AS CATEGORIAS DE LORENZATO (1993). O TODO DIZ RESPEITO AO PROJETO DE PESQUISA COLABORATIVO PROPESQ ENTRE UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA E UNICAMP. OS RESULTADOS INDICAM QUE A MAIOR PARTE DOS POR QUÊS MATEMÁTICOS LEVANTADOS E DOS PORQUÊS PESQUISADOS É DE CARÁTER CONCEITUAL E CONVENCIONAL. OS GRADUANDOS AFIRMARAM TER SIDO POSITIVA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE, POIS FEZ COM QUE ELES PUDESSEM PENSAR EM POR QUÊS (DÚVIDAS) MATEMÁTICOS, DISCUTI-LOS E PESQUISÁ-LOS COM OS COLEGAS. FAZ-NOS ENTENDER QUE DEVEMOS CADA VEZ MAIS PENSAR EM PROPOSTAS DE TRABALHO COMO ESTA EM NOSSOS CURSOS. CADA VEZ MAIS NECESSITAMOS EXPOR NOSSOS ALUNOS, COLOCÁ-LOS A FALAR, A PERGUNTAR, A QUESTIONAR, A BUSCAR RESPOSTAS, A COMPARTILHAR, A TRABALHAR EM SALA DE AULA DE FORMA COLABORATIVA COM OS COLEGAS E COM O DOCENTE, POIS ACREDITAMOS QUE SÓ ASSIM PODEREMOS COMBATER AS LACUNAS JÁ EXISTENTES DESDE SEUS INGRESSOS NO CURSO E AO DECORRER. PRECISAMOS URGENTEMENTE MUDAR NOSSO AGIR PEDAGÓGICO, DIDÁTICO E METODOLÓGICO EM AULAS DO ENSINO SUPERIOR, EM ESPECIAL QUANDO DIZ RESPEITO EM FORMAR PROFESSORES, DE MATEMÁTICA EM NOSSO CASO.