INTRODUÇÃO: A MÚSICA É UM MEIO DE COMUNICAÇÃO UNIVERSAL. DIANTE DISSO, FAZER USO DELA DENTRO DA SALA DE AULA PODE TRAZER BENEFÍCIOS QUE IMPACTEM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TORNANDO-O MAIS LEVE, PARTICIPATIVO E EFETIVO. OBJETIVO: RELATAR A EXPERIÊNCIA ACERCA DA UTILIZAÇÃO DA PARÓDIA MUSICAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE. METODOLOGIA: TRATA-SE DE ESTUDO DESCRITIVO DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, NO QUAL SE UTILIZOU A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO EM UMA DISCIPLINA ELETIVA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UMA CAPITAL DO NORDESTE BRASILEIRO. A EXPERIÊNCIA OCORREU NO ANO DE 2017. RESULTADOS: CONSIDEROU-SE A CONSTRUÇÃO E O USO DA MÚSICA EFETIVOS, QUANDO OBSERVADO A EXISTÊNCIA DAS DIFERENTES FORMAS DE INTERAÇÃO COM O AMBIENTE/CONTEÚDO. EVIDENCIOU-SE QUE A MÚSICA DESPERTOU A CURIOSIDADE E O INTERESSE DOS COLEGAS MESTRANDOS E DO DOCENTE RESPONSÁVEL PELA DISCIPLINA, MOTIVANDO-OS A PARTICIPAR DA AULA E A CANTAR, FACILITANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. CONSIDERAÇÕES FINAIS: CONCLUI-SE QUE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS INOVADORAS, COM DESTAQUE PARA A MÚSICA, EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSO, ESTIMULA A PARTICIPAÇÃO, A DISCUSSÃO, O ENVOLVIMENTO/INTERAÇÃO, O ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS, DOS SIMPLES AOS COMPLEXOS E, POR FIM, O DESENVOLVIMENTO DE UMA APRENDIZAGEM EFICAZ.