O ENSINO DE CIÊNCIAS FAZ PARTE DE UMA DAS ETAPAS MAIS IMPORTANTES PARA OS ESTUDANTES. ESTE POR SUA VEZ TEM EM SI UMA PARTICULARIDADE QUE É TRAZER CONHECIMENTOS QUE PODEM NUNCA SE TER PENSADO ANTES A RESPEITO. A CIÊNCIA É GRANDIOSA E COMPLEXA, E SABER O QUE ENSINAR NELA TRAZ UM GRANDE DIFERENCIAL, POIS ELA É TRANSFORMADORA PARA A SOCIEDADE, QUE VAI DESDE O PRODUTO ATÉ O PROCESSO.
ATUALMENTE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO TÊM PRIORIZADO O ENSINO A PARTIR DO CONSTRUTIVISMO, NO QUAL O ALUNO TENDE A APRENDER NO SEU TEMPO E O ENSINO DE CIÊNCIAS ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADO A ISTO, POIS ESTE É FEITO ATRAVÉS DE INVESTIGAÇÕES E ESPERA PELO RESULTADO DO PROCESSO CIENTÍFICO. PARA ISSO, SE FAZ FUNDAMENTAL QUE CADA ESCOLA TIVESSE UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS, ENTRETANTO SABEMOS QUE ESSA REALIDADE NÃO EXISTE EM NOSSO PAÍS. A IMPORTÂNCIA DE CONHECIMENTO É FUNDAMENTAL, POIS É LÁ QUE A PRÁTICA VAI OCORRER DE FATO.
"A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO PARA AS PRÁTICAS EM AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NÃO ESTÁ DADA A PRIORI, MAS EXPLICITA-SE A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO E DA DIDÁTICA DE CADA ESCOLA E DE CADA PROFESSOR. NO MESMO SENTIDO, É POSSÍVEL DIZER QUE O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, A BIBLIOTECA OU O PÁTIO SÃO IGUALMENTE ESPAÇOS QUE PODEM SER APROVEITADOS PARA A CONCRETIZAÇÃO DE PRÁTICAS RELACIONADAS A TEMAS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA" (SASSERON, 2015. P. 52)