O ESTUDO DE CASO SE APRESENTA COMO UMA ABORDAGEM DE ENSINO QUE TEM COLABORADO CONSTRUTIVAMENTE PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, OFERECENDO AOS ESTUDANTES, A OPORTUNIDADE DE DIRECIONAR A SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DO USO DE NARRATIVAS OU DILEMAS REAIS VIVIDOS POR PESSOAS QUE NECESSITAM TOMAR DECISÕES IMPORTANTES A RESPEITO DE DETERMINADOS PROBLEMAS. ASSIM, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO FAZER UM LEVANTAMENTO EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DE ENSINO DE QUÍMICA SOBRE A QUANTIDADE DE TRABALHOS PUBLICADOS NO PERÍODO DE 2015 A 2018 QUE TRATAM SOBRE O TEMA ‘ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE QUÍMICA’. ESSA PESQUISA SE CARACTERIZA COMO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E OS DADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DE ANÁLISES REALIZADAS EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DISPONÍVEIS NA VERSÃO DIGITAL DAS SEGUINTES REVISTAS CIENTÍFICAS DA ÁREA DE ENSINO DE QUÍMICA: REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA (REDEQUIM), REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (QNESC), REVISTA BRASILEIRA EM ENSINO DE QUÍMICA (REBEQ). AS CATEGORIAS ANALISADAS FORAM: O QUANTITATIVO DE ARTIGOS PUBLICADOS, OS AUTORES, O VOLUME E O ANO, O PÚBLICO-ALVO TRABALHADO, A METODOLOGIA DA PROPOSTA DE ENSINO, OS CONTEÚDOS EXPLORADOS E A FORMA DE AVALIAÇÃO DA PROPOSTA. OS RESULTADOS OBTIDOS NESTA PESQUISA MOSTRARAM QUE EXISTEM ALGUNS TRABALHOS PUBLICADOS COM A TEMÁTICA NO PERÍODO DE 2015 A 2018, REVELANDO QUE ESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO TEM SE APRESENTADO COMO POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA. DESTA FORMA, ABRE-SE ESPAÇO PARA QUE A COMUNIDADE CIENTÍFICA CONTINUE AMPLIANDO A PRODUÇÃO E COLABORANDO COM FREQUÊNCIA, COM A PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS QUE POSSAM AJUDAR A COMPREENDER AS POTENCIALIDADES E POSSÍVEIS LIMITAÇÕES DO USO DESTA ESTRATÉGIA NAS AULAS DE QUÍMICA. PERCEBE-SE QUE HÁ POUCOS TRABALHOS QUE DISCUTEM SOBRE USO DA ESTRATÉGIA NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, HAVENDO NECESSIDADE QUE OS ESTUDOS SEJAM AMPLIADOS, ATENDENDO A ESTE PÚBLICO ALVO.