O PRESENTE TRABALHO É PARTE DE UMA PESQUISA DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO, EM ANDAMENTO, QUE VERSA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO ELEMENTO ESSENCIAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS, BEM COMO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS À FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES E DA SUA APRENDIZAGEM. O TEXTO TRAZ COMO OBJETIVO ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO ATUAL. ENTRETANTO, ENQUANTO PARTE DE UMA PESQUISA DE DOUTORADO, ESTE TRABALHO PARTE DA IDEIA DE QUE É IMPORTANTE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA SITUADA NO PARADIGMA DA INOVAÇÃO CUJO OBJETIVO É PROPORCIONAR AOS PROFESSORES A UTILIZAÇÃO DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NAS SUAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS NA FORMAÇÃO DOS JOVENS. A PESQUISA SERÁ REALIZADA NO MUNICÍPIO DE PORTO SEGURO, SITUADO NO EXTREMO SUL DO ESTADO DA BAHIA, COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO. A METODOLOGIA UTILIZADA SERÁ A DE NATUREZA QUALITATIVA. UTILIZAREMOS A TÉCNICA DE OBSERVAÇÃO E A ANÁLISE DOCUMENTAL. COMO RESULTADOS DA PESQUISA ESPERA-SE QUE POSSAMOS ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS EM SALA DE AULA, PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS AOS JOVENS, DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO ATUAL.