ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR A UTILIZAÇÃO DOS BLOCOS LÓGICOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O
DESENVOLVIMENTO DE NOÇÕES MATEMÁTICAS EM CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS. PARA TANTO, FOI EMPREGADO COMO
MÉTODO DE PESQUISA O OBSERVACIONAL, PELO QUAL REALIZAMOS A OBSERVAÇÃO DA AULA DE UMA PROFESSORA DA
EDUCAÇÃO INFANTIL, COMO INTUITO DE ANALISAR SUA PRÁTICA NA UTILIZAÇÃO DOS BLOCOS LÓGICOS NO COTIDIANO DE
SALA DE AULA. UTILIZAMOS COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ABERTOS COM A
PROFESSORA EM QUESTÃO. ALÉM DE TENTAR AVERIGUAR A CONTRIBUIÇÃO DO USO DO MATERIAL PARA A CONSTRUÇÃO DA
LÓGICA NA CRIANÇA E PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOÇÕES MATEMÁTICAS. COMO SUPORTE TEÓRICOS UTILIZAMOS,
DENTRE OUTROS, OS SEGUINTES ESTUDIOSOS: DIENES E GOLDING (1976), CASTERA (2004), MINAYO (2007). A PARTIR
DESSA INVESTIGAÇÃO FOI POSSÍVEL DESCREVER AS DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE TRABALHO COM OS BLOCOS LÓGICOS
UTILIZADOS PELA PROFESSORA ANALISADA. ALÉM DE PERCEBER QUE OS BLOCOS LÓGICOS PROPORCIONAM O
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO REFLEXIVO, A CAPACIDADE DE PENSAR LOGICAMENTE EM RELAÇÃO UM UNIVERSO
DE ATRIBUTOS DAS PEÇAS, PROPORCIONANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE
PROBLEMAS MATEMÁTICOS SIMPLES.