ATUALMENTE TEM-SE DISCUTIDO AMPLAMENTE AS CAUSAS PROMOTORAS DA EVASÃO ESCOLAR EM TODAS AS ESFERAS DA EDUCAÇÃO, BEM COMO O DIAGNÓSTICO DE SEUS ÍNDICES. OBJETIVOU-SE COM ESTE TRABALHO DE PESQUISA AVALIAR OS ÍNDICES DE EVASÃO ESCOLAR REGISTRADOS NO ANO LETIVO DE 2018, E OS PRINCIPAIS FATORES PROMOTORES DA EVASÃO ESCOLAR PARA ESTUDANTES DA MODALIDADE DE ENSINO EJA, NAS PRINCIPAIS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PATOS/PB. PARA A PESQUISA FORAM SELECIONADOS 15 ESTUDANTES DA MODALIDADE DE ENSINO EJA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PATOS/PB. DE ACORDO COM OS RESULTADOS OBTIDOS NESTA PESQUISA OBSERVOU-SE QUE DENTRE AS ESCOLAS DE ENSINO EJA LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE PATOS/PB, A CIEP II – ANÉSIO LEÃO E MIGUEL MOTA, PRINCIPALMENTE ENTRE O 6 E 7° ANO, E DA 1° A 4 SÉRIE, NO CENTRO MUNICIPAL DE REFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EMEF SABINO FERREIRA FREIRE APRESENTOU O MAIOR ÍNDICE DE EVASÃO ESCOLAR NO PERÍODO VIGENTE DE 2018. QUANTO AOS PRINCIPAIS FATORES QUE PROMOVEM A EVASÃO ESCOLAR, A EQUIPE PEDAGÓGICA DA MAIORIA DAS ESCOLAS AVALIADAS RELATOU A FALTA DE METODOLOGIA ADEQUADA PARA ESTA MODALIDADE DE ENSINO, REPROVAÇÃO SEQUENCIADA NA IDADE CERTA E FALTA DE ESTRUTURA FAMILIAR, BEM COMO O CANSAÇO FÍSICO E A ROTINA DE TRABALHO DOS ESTUDANTES. SOB O OLHAR DOS ESTUDANTES, OS PRINCIPAIS FATORES QUE SE RELACIONAM A EVASÃO ESCOLAR DEVEM-SE AO DIFÍCIL ACESSO À ESCOLA, FALTA DE TEMPO PARA ESTUDAR, A ROTINA DE TRABALHO E A FALTA DE INTERESSE DOS ESTUDANTES PARA APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS.