ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO CENTRAL CONHECER QUAIS AS IMPLICAÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR NA ARTICULAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO. O ESTUDO FOI SUSTENTADO POR TEÓRICOS COMO: DOURADO (2000), SILVA (2007), LÜCK (2007), BORTONI-RICARDO (2008), DENTRE OUTROS DE IGUAL RELEVÂNCIA QUE VERSAM SOBRE O TEMA. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA ONDE OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA DIRECIONADA A UMA GESTORA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM. O PERCURSO INVESTIGADO DEMONSTROU QUE A GESTÃO ESCOLAR IMPLICA NA ARTICULAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO QUANDO INTERVÉM DE FORMA CRÍTICA E CONSCIENTE NO CONTEXTO ESCOLAR ONDE ATUA. ESTE É UM COMPROMISSO QUE A GESTÃO DEVE ASSUMIR COMO UM EXERCÍCIO DE FORMAÇÃO AUTÔNOMA QUE IRÁ REFLETIR-SE EM UMA TOMADA DE CONSCIÊNCIA COLETIVA CIDADÃ DE TODOS OS AGENTES ENVOLVIDOS NO PROCESSO EDUCACIONAL.