AVALIAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A PRÁTICA DOCENTE DOS SUPERVISORES DO PIBID UFPI EM TERESINA, PIAUÍ
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59431 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3606 "inscrito_id" => 13737 "titulo" => "AVALIAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A PRÁTICA DOCENTE DOS SUPERVISORES DO PIBID UFPI EM TERESINA, PIAUÍ" "resumo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA TEM BUSCADO SE RENOVAR AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA ENQUANTO COMPONENTE DO CURRÍCULO ESCOLAR. NO ENTANTO, A FRAGILIDADE DE FORMAÇÃO AINDA PESA MUITO NA PRÁTICA DOCENTE, PRINCIPALMENTE NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. NESSA PERSPECTIVA, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO TEM PROPOSTO PROGRAMAS DE AUXÍLIO À FORMAÇÃO DOCENTE, DENTRE ELES, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, QUE SE DESTACA POR PERMITIR AOS GRADUANDOS O CONTATO COM O MEIO ESCOLAR ANTES DE COMPLETAREM SUA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL ESTUDAR OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELOS(AS) PROFESSORES(AS) SUPERVISORES(AS). OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: IDENTIFICAR OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS DURANTE A DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA; ENTENDER OS CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS SELECIONADOS; APRESENTAR A METODOLOGIA DE UTILIZAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DURANTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA. COMO METODOLOGIA, FORAM FEITAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS COM ÊNFASE EM ENSINO DE GEOGRAFIA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FUNDAMENTADOS EM LIBÂNEO (1994), LUCKESI (2002), HOFFMANN (2008), GONÇALVES E LARCHERT (2011), DENTRE OUTROS. DURANTE A PESQUISA, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM OS SEIS (06) PROFESSORES SUPERVISORES ATUANTES NAS CINCO (05) ESCOLAS CONVENIADAS. COMO RESULTADO, CONSTATOU-SE QUE OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA A MENSURAÇÃO DA APRENDIZAGEM UTILIZADOS PELOS PROFESSORES SÃO DIVERSOS, MAS AINDA HÁ A NECESSIDADE DE MAIOR REFLEXÃO SOBRE OS CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DESSES INSTRUMENTOS E CORRELAÇÃO AO CONTEÚDO ESTUDADO. EXISTE A NECESSIDADE DE AMPLIAR ESTUDOS EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO EM GEOGRAFIA PARA MELHOR ENTENDER SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID13737_23092019182919.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JOSÉ DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO J. SANTOS" "autor_email" => "franciscojose.net@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59431 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3606 "inscrito_id" => 13737 "titulo" => "AVALIAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A PRÁTICA DOCENTE DOS SUPERVISORES DO PIBID UFPI EM TERESINA, PIAUÍ" "resumo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA TEM BUSCADO SE RENOVAR AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA ENQUANTO COMPONENTE DO CURRÍCULO ESCOLAR. NO ENTANTO, A FRAGILIDADE DE FORMAÇÃO AINDA PESA MUITO NA PRÁTICA DOCENTE, PRINCIPALMENTE NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. NESSA PERSPECTIVA, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO TEM PROPOSTO PROGRAMAS DE AUXÍLIO À FORMAÇÃO DOCENTE, DENTRE ELES, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, QUE SE DESTACA POR PERMITIR AOS GRADUANDOS O CONTATO COM O MEIO ESCOLAR ANTES DE COMPLETAREM SUA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL ESTUDAR OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELOS(AS) PROFESSORES(AS) SUPERVISORES(AS). OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: IDENTIFICAR OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS DURANTE A DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA; ENTENDER OS CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS SELECIONADOS; APRESENTAR A METODOLOGIA DE UTILIZAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DURANTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA. COMO METODOLOGIA, FORAM FEITAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS COM ÊNFASE EM ENSINO DE GEOGRAFIA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FUNDAMENTADOS EM LIBÂNEO (1994), LUCKESI (2002), HOFFMANN (2008), GONÇALVES E LARCHERT (2011), DENTRE OUTROS. DURANTE A PESQUISA, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM OS SEIS (06) PROFESSORES SUPERVISORES ATUANTES NAS CINCO (05) ESCOLAS CONVENIADAS. COMO RESULTADO, CONSTATOU-SE QUE OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA A MENSURAÇÃO DA APRENDIZAGEM UTILIZADOS PELOS PROFESSORES SÃO DIVERSOS, MAS AINDA HÁ A NECESSIDADE DE MAIOR REFLEXÃO SOBRE OS CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DESSES INSTRUMENTOS E CORRELAÇÃO AO CONTEÚDO ESTUDADO. EXISTE A NECESSIDADE DE AMPLIAR ESTUDOS EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO EM GEOGRAFIA PARA MELHOR ENTENDER SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID13737_23092019182919.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JOSÉ DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO J. SANTOS" "autor_email" => "franciscojose.net@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }