O ENSINO DE GEOGRAFIA TEM BUSCADO SE RENOVAR AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA ENQUANTO COMPONENTE DO CURRÍCULO ESCOLAR. NO ENTANTO, A FRAGILIDADE DE FORMAÇÃO AINDA PESA MUITO NA PRÁTICA DOCENTE, PRINCIPALMENTE NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. NESSA PERSPECTIVA, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO TEM PROPOSTO PROGRAMAS DE AUXÍLIO À FORMAÇÃO DOCENTE, DENTRE ELES, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, QUE SE DESTACA POR PERMITIR AOS GRADUANDOS O CONTATO COM O MEIO ESCOLAR ANTES DE COMPLETAREM SUA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL ESTUDAR OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELOS(AS) PROFESSORES(AS) SUPERVISORES(AS). OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: IDENTIFICAR OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS DURANTE A DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA; ENTENDER OS CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS SELECIONADOS; APRESENTAR A METODOLOGIA DE UTILIZAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DURANTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA. COMO METODOLOGIA, FORAM FEITAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS COM ÊNFASE EM ENSINO DE GEOGRAFIA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FUNDAMENTADOS EM LIBÂNEO (1994), LUCKESI (2002), HOFFMANN (2008), GONÇALVES E LARCHERT (2011), DENTRE OUTROS. DURANTE A PESQUISA, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM OS SEIS (06) PROFESSORES SUPERVISORES ATUANTES NAS CINCO (05) ESCOLAS CONVENIADAS. COMO RESULTADO, CONSTATOU-SE QUE OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA A MENSURAÇÃO DA APRENDIZAGEM UTILIZADOS PELOS PROFESSORES SÃO DIVERSOS, MAS AINDA HÁ A NECESSIDADE DE MAIOR REFLEXÃO SOBRE OS CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DESSES INSTRUMENTOS E CORRELAÇÃO AO CONTEÚDO ESTUDADO. EXISTE A NECESSIDADE DE AMPLIAR ESTUDOS EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO EM GEOGRAFIA PARA MELHOR ENTENDER SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.