A FORMAÇÃO DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR É MEDIADA DE EXIGÊNCIAS, POIS A DIDÁTICA É UM DESAFIO PARA O EDUCADOR DEVIDO O CONHECIMENTO DE O PROFESSOR SER APROFUNDADO MAIS NO PERÍODO DA GRADUAÇÃO. NO ENTANTO, TRAZ COMO OBJETO DE CONHECIMENTO A SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO NA MEDIDA EM QUE PENSA NUMA PRÁTICA CONSTRUTIVISTA, REELABORANDO SABERES TEÓRICOS, ENFRENTANDO INÚMEROS OBSTÁCULOS, ALÉM DE SER UM DESAFIO DA UNIVERSIDADE A FORMAÇÃO DOS DOCENTES PARA A ATUAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. POIS O FOCO PRINCIPAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR É AS ESPECIFICIDADES DA DIDÁTICA, DEVIDO RETRATAR A IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE COMO UM MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, GERADO NAS PESQUISAS E NA ABRANGÊNCIA DE NOVAS IDEIAS E SUPOSIÇÕES QUE SÃO FUNDAMENTAIS PARA CENTRAR O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COM MAIS COMPETÊNCIA PARA ENSINAR. DESTE MODO O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ENTENDER A DIDÁTICA DO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR, DE COMO RELACIONAR OS CONTEÚDOS, E FORMAS ORGANIZATIVAS DA SALA DE AULA, CRIANDO CONDIÇÕES E MODOS DE GARANTIR AOS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. PARA A INVESTIGAÇÃO, USOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DESCRITIVA, ESTUDO DE CASO DE MODO UM QUESTIONÁRIO AOS DOCENTES. ASSIM, OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM QUE A DIDÁTICA É ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL TENDO O PAPEL INVESTIGATIVO, VISANDO ESTABELECER E FUNDAMENTAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM. CONCLUI-SE ASSIM, QUE HÁ NECESSIDADE DO PROFESSOR, BUSCAR APRIMORAR SEU CONHECIMENTO DE OUTRAS FORMAS VIÁVEIS PARA ADQUIRIR A DIDÁTICA MAIS AMPLA PARA PASSAR AOS ALUNOS QUE ESTÃO A TRILHAR O CAMINHO DA DOCÊNCIA E NÃO FICAR NA ACOMODAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA FACULDADE.