A DIDÁTICA NUMA PRÁTICA EDUCATIVA: UMA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58186 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2485 "inscrito_id" => 1503 "titulo" => "A DIDÁTICA NUMA PRÁTICA EDUCATIVA: UMA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR." "resumo" => "A FORMAÇÃO DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR É MEDIADA DE EXIGÊNCIAS, POIS A DIDÁTICA É UM DESAFIO PARA O EDUCADOR DEVIDO O CONHECIMENTO DE O PROFESSOR SER APROFUNDADO MAIS NO PERÍODO DA GRADUAÇÃO. NO ENTANTO, TRAZ COMO OBJETO DE CONHECIMENTO A SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO NA MEDIDA EM QUE PENSA NUMA PRÁTICA CONSTRUTIVISTA, REELABORANDO SABERES TEÓRICOS, ENFRENTANDO INÚMEROS OBSTÁCULOS, ALÉM DE SER UM DESAFIO DA UNIVERSIDADE A FORMAÇÃO DOS DOCENTES PARA A ATUAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. POIS O FOCO PRINCIPAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR É AS ESPECIFICIDADES DA DIDÁTICA, DEVIDO RETRATAR A IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE COMO UM MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, GERADO NAS PESQUISAS E NA ABRANGÊNCIA DE NOVAS IDEIAS E SUPOSIÇÕES QUE SÃO FUNDAMENTAIS PARA CENTRAR O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COM MAIS COMPETÊNCIA PARA ENSINAR. DESTE MODO O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ENTENDER A DIDÁTICA DO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR, DE COMO RELACIONAR OS CONTEÚDOS, E FORMAS ORGANIZATIVAS DA SALA DE AULA, CRIANDO CONDIÇÕES E MODOS DE GARANTIR AOS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. PARA A INVESTIGAÇÃO, USOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DESCRITIVA, ESTUDO DE CASO DE MODO UM QUESTIONÁRIO AOS DOCENTES. ASSIM, OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM QUE A DIDÁTICA É ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL TENDO O PAPEL INVESTIGATIVO, VISANDO ESTABELECER E FUNDAMENTAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM. CONCLUI-SE ASSIM, QUE HÁ NECESSIDADE DO PROFESSOR, BUSCAR APRIMORAR SEU CONHECIMENTO DE OUTRAS FORMAS VIÁVEIS PARA ADQUIRIR A DIDÁTICA MAIS AMPLA PARA PASSAR AOS ALUNOS QUE ESTÃO A TRILHAR O CAMINHO DA DOCÊNCIA E NÃO FICAR NA ACOMODAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA FACULDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM;, DESAFIOS;, CONSTRUÇÃO DO SABER;, INTERAÇÃO;, INTERAÇÃO;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID1503_20082019155515.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA DAS CHAGAS AZEVEDO SOUSA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA AZEVEDO" "autor_email" => "chaguynnhaazevedo@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS - FAEC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58186 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2485 "inscrito_id" => 1503 "titulo" => "A DIDÁTICA NUMA PRÁTICA EDUCATIVA: UMA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR." "resumo" => "A FORMAÇÃO DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR É MEDIADA DE EXIGÊNCIAS, POIS A DIDÁTICA É UM DESAFIO PARA O EDUCADOR DEVIDO O CONHECIMENTO DE O PROFESSOR SER APROFUNDADO MAIS NO PERÍODO DA GRADUAÇÃO. NO ENTANTO, TRAZ COMO OBJETO DE CONHECIMENTO A SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO NA MEDIDA EM QUE PENSA NUMA PRÁTICA CONSTRUTIVISTA, REELABORANDO SABERES TEÓRICOS, ENFRENTANDO INÚMEROS OBSTÁCULOS, ALÉM DE SER UM DESAFIO DA UNIVERSIDADE A FORMAÇÃO DOS DOCENTES PARA A ATUAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. POIS O FOCO PRINCIPAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR É AS ESPECIFICIDADES DA DIDÁTICA, DEVIDO RETRATAR A IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE COMO UM MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, GERADO NAS PESQUISAS E NA ABRANGÊNCIA DE NOVAS IDEIAS E SUPOSIÇÕES QUE SÃO FUNDAMENTAIS PARA CENTRAR O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COM MAIS COMPETÊNCIA PARA ENSINAR. DESTE MODO O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ENTENDER A DIDÁTICA DO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR, DE COMO RELACIONAR OS CONTEÚDOS, E FORMAS ORGANIZATIVAS DA SALA DE AULA, CRIANDO CONDIÇÕES E MODOS DE GARANTIR AOS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. PARA A INVESTIGAÇÃO, USOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DESCRITIVA, ESTUDO DE CASO DE MODO UM QUESTIONÁRIO AOS DOCENTES. ASSIM, OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM QUE A DIDÁTICA É ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL TENDO O PAPEL INVESTIGATIVO, VISANDO ESTABELECER E FUNDAMENTAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM. CONCLUI-SE ASSIM, QUE HÁ NECESSIDADE DO PROFESSOR, BUSCAR APRIMORAR SEU CONHECIMENTO DE OUTRAS FORMAS VIÁVEIS PARA ADQUIRIR A DIDÁTICA MAIS AMPLA PARA PASSAR AOS ALUNOS QUE ESTÃO A TRILHAR O CAMINHO DA DOCÊNCIA E NÃO FICAR NA ACOMODAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA FACULDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM;, DESAFIOS;, CONSTRUÇÃO DO SABER;, INTERAÇÃO;, INTERAÇÃO;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID1503_20082019155515.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA DAS CHAGAS AZEVEDO SOUSA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA AZEVEDO" "autor_email" => "chaguynnhaazevedo@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS - FAEC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }