ESTE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS DIFICULDADES NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES NA ESCOLA MUNICIPAL JOSUÉ DE CASTRO, NO MUNICÍPIO DE BURITIS EM RONDÔNIA. A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL-LDB N 9394/96- EM SEU ART.2. ASSEGURA: “A EDUCAÇÃO É DIREITO DE TODOS, SENDO DEVER DA FAMÍLIA E DO ESTADO, INSPIRADA NOS PRINCÍPIOS DE LIBERDADE E NOS IDEAIS DE SOLIDARIEDADE HUMANA”. AINDA GARANTE NO ART.3, INCISO I: “IGUALDADE DE CONDIÇÕES PARA O ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA. NESTE VIÉS, A PESQUISA USOU COMO METODOLOGIA O ESTUDO DE CASO E ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA BUSCOU VERIFICAR AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES PARA INCLUIR OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA PESQUISADA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS PROFESSORES NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA LIDAR COM A DIVERSIDADE DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA SALA DE AULA. A AUSÊNCIA DE UM MONITOR OU AUXILIAR QUE LHE DÊ SUPORTE, TAMBÉM É UM ELEMENTO DIFICULTADOR DO ENSINO. A ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA ASSIM TAMBÉM COMO A FALTA DE PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS FAZ COM QUE O PROCESSO EDUCACIONAL NÃO EVOLUA. CONCLUI-SE QUE A INCLUSÃO NÃO OCORRE NAS ESCOLAS. O QUE SE PERCEBE É QUE ELAS SÃO DEPOSITADAS NA SALA A MERCE DE ALGUÉM QUE CUIDE DELES.