Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DO SUPERINTENDENTE ESCOLAR COMO APOIO À GESTÃO DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE IGUATU-CEARÁ

Palavra-chaves: SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR, GESTÃO, LIDERANÇA Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61528 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2834 "inscrito_id" => 6770 "titulo" => "O PAPEL DO SUPERINTENDENTE ESCOLAR COMO APOIO À GESTÃO DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE IGUATU-CEARÁ" "resumo" => "ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR COMO SE DÁ O APOIO DA SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR AOS GESTORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE IGUATU, NO CEARÁ. O ESTUDO FOI REALIZADO COM CINCO ESCOLAS E COM OS SUPERINTENDENTES ESCOLARES QUE REALIZAM O ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DESDE A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO, EM MEADOS DE 2008. ALÉM DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM OS DIRETORES, SUPERINTENDENTES E COM A GESTORA DO PROJETO NA SEDUC. ELAS FORAM ELABORADAS, SEGUINDO O MODELO DE ROTEIRO SEMIESTRUTURADO, PARA A MELHOR ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DA COLETA DAS INFORMAÇÕES. NO INÍCIO DO TRABALHO, PUDE ESTABELECER HIPÓTESES DE QUE, COM A IMPLANTAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO DESSAS ESCOLAS, A GESTÃO FOI FORTALECIDA E OS DIRETORES PASSARAM A VER O SUPERINTENDENTE COMO UM PARCEIRO NA CONDUÇÃO DOS PROCESSOS GERENCIAIS, FORTALECENDO, ASSIM, A AUTONOMIA DOS GESTORES DAS ESCOLAS IGUATUENSES. DIANTE DISSO, FOI APRESENTADA, PRIMEIRAMENTE, UMA DESCRIÇÃO DO PROJETO NO ESTADO DO CEARÁ, SUAS ORIGENS, AÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS SUPERINTENDENTES. APRESENTO A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, COM APOIO DE AUTORES COMO LÜCK (2006, 2009 E 2010), MINTZBERG (2010), DOURADO (2007) E SOUZA (2009), OS QUAIS TRATAM DE AUTONOMIA ESCOLAR, LIDERANÇA DO GESTOR E EFICÁCIA NAS ESCOLAS. PUDE CONSTATAR COM A PESQUISA QUE ESSA CONTRIBUIU MUITO PARA A AUTONOMIA DAS ESCOLAS, A PARCERIA ESCOLA-CREDE-SEDUC E A LIDERANÇA DOS GESTORES DAS INSTITUIÇÕES ANALISADAS. MESMO ASSIM, AINDA PERCEBO QUE ALGUMAS AÇÕES PRECISAM SER MELHORADAS PARA QUE O PROJETO SEJA MAIS EFICIENTE.ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR COMO SE DÁ O APOIO DA SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR AOS GESTORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE IGUATU, NO CEARÁ. O E" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR, GESTÃO, LIDERANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID6770_31082019165925.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO ELIVAL PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ELIVAL PEREIRA" "autor_email" => "elivalpereira2016@gmail.c" "autor_ies" => "SEDUC-CE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61528 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2834 "inscrito_id" => 6770 "titulo" => "O PAPEL DO SUPERINTENDENTE ESCOLAR COMO APOIO À GESTÃO DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE IGUATU-CEARÁ" "resumo" => "ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR COMO SE DÁ O APOIO DA SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR AOS GESTORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE IGUATU, NO CEARÁ. O ESTUDO FOI REALIZADO COM CINCO ESCOLAS E COM OS SUPERINTENDENTES ESCOLARES QUE REALIZAM O ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DESDE A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO, EM MEADOS DE 2008. ALÉM DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM OS DIRETORES, SUPERINTENDENTES E COM A GESTORA DO PROJETO NA SEDUC. ELAS FORAM ELABORADAS, SEGUINDO O MODELO DE ROTEIRO SEMIESTRUTURADO, PARA A MELHOR ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DA COLETA DAS INFORMAÇÕES. NO INÍCIO DO TRABALHO, PUDE ESTABELECER HIPÓTESES DE QUE, COM A IMPLANTAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO DESSAS ESCOLAS, A GESTÃO FOI FORTALECIDA E OS DIRETORES PASSARAM A VER O SUPERINTENDENTE COMO UM PARCEIRO NA CONDUÇÃO DOS PROCESSOS GERENCIAIS, FORTALECENDO, ASSIM, A AUTONOMIA DOS GESTORES DAS ESCOLAS IGUATUENSES. DIANTE DISSO, FOI APRESENTADA, PRIMEIRAMENTE, UMA DESCRIÇÃO DO PROJETO NO ESTADO DO CEARÁ, SUAS ORIGENS, AÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS SUPERINTENDENTES. APRESENTO A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, COM APOIO DE AUTORES COMO LÜCK (2006, 2009 E 2010), MINTZBERG (2010), DOURADO (2007) E SOUZA (2009), OS QUAIS TRATAM DE AUTONOMIA ESCOLAR, LIDERANÇA DO GESTOR E EFICÁCIA NAS ESCOLAS. PUDE CONSTATAR COM A PESQUISA QUE ESSA CONTRIBUIU MUITO PARA A AUTONOMIA DAS ESCOLAS, A PARCERIA ESCOLA-CREDE-SEDUC E A LIDERANÇA DOS GESTORES DAS INSTITUIÇÕES ANALISADAS. MESMO ASSIM, AINDA PERCEBO QUE ALGUMAS AÇÕES PRECISAM SER MELHORADAS PARA QUE O PROJETO SEJA MAIS EFICIENTE.ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR COMO SE DÁ O APOIO DA SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR AOS GESTORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE IGUATU, NO CEARÁ. O E" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR, GESTÃO, LIDERANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID6770_31082019165925.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO ELIVAL PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ELIVAL PEREIRA" "autor_email" => "elivalpereira2016@gmail.c" "autor_ies" => "SEDUC-CE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR COMO SE DÁ O APOIO DA SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR AOS GESTORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE IGUATU, NO CEARÁ. O ESTUDO FOI REALIZADO COM CINCO ESCOLAS E COM OS SUPERINTENDENTES ESCOLARES QUE REALIZAM O ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DESDE A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO, EM MEADOS DE 2008. ALÉM DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM OS DIRETORES, SUPERINTENDENTES E COM A GESTORA DO PROJETO NA SEDUC. ELAS FORAM ELABORADAS, SEGUINDO O MODELO DE ROTEIRO SEMIESTRUTURADO, PARA A MELHOR ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DA COLETA DAS INFORMAÇÕES. NO INÍCIO DO TRABALHO, PUDE ESTABELECER HIPÓTESES DE QUE, COM A IMPLANTAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO DESSAS ESCOLAS, A GESTÃO FOI FORTALECIDA E OS DIRETORES PASSARAM A VER O SUPERINTENDENTE COMO UM PARCEIRO NA CONDUÇÃO DOS PROCESSOS GERENCIAIS, FORTALECENDO, ASSIM, A AUTONOMIA DOS GESTORES DAS ESCOLAS IGUATUENSES. DIANTE DISSO, FOI APRESENTADA, PRIMEIRAMENTE, UMA DESCRIÇÃO DO PROJETO NO ESTADO DO CEARÁ, SUAS ORIGENS, AÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS SUPERINTENDENTES. APRESENTO A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, COM APOIO DE AUTORES COMO LÜCK (2006, 2009 E 2010), MINTZBERG (2010), DOURADO (2007) E SOUZA (2009), OS QUAIS TRATAM DE AUTONOMIA ESCOLAR, LIDERANÇA DO GESTOR E EFICÁCIA NAS ESCOLAS. PUDE CONSTATAR COM A PESQUISA QUE ESSA CONTRIBUIU MUITO PARA A AUTONOMIA DAS ESCOLAS, A PARCERIA ESCOLA-CREDE-SEDUC E A LIDERANÇA DOS GESTORES DAS INSTITUIÇÕES ANALISADAS. MESMO ASSIM, AINDA PERCEBO QUE ALGUMAS AÇÕES PRECISAM SER MELHORADAS PARA QUE O PROJETO SEJA MAIS EFICIENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.