O PRESENTE ARTIGO OBJETIVOU INVESTIGAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DE
ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN EM UMA ESCOLA DE ENSINO REGULAR, TENDO EM VISTA QUE A INCLUSÃO DE
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VEM SE DIFUNDINDO NA ESCOLA REGULAR ATRAVÉS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E TRAZENDO
MUITAS MUDANÇAS A ESSAS INSTITUIÇÕES. PORTANTO, DESTACA-SE AQUI A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR E SUAS
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA QUE A INCLUSÃO DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN SEJA EFETIVADA. ESTE ESTUDO
TEM ABORDAGEM QUALITATIVA, SE CARACTERIZA COMO EXPLORATÓRIA. PARTICIPARAM DESTA PESQUISA 2
PROFESSORES DE SALA COMUM, RESPONDENDO A UMA ENTREVISTA, E FOI OBSERVADA UMA TURMA DE ENSINO
FUNDAMENTAL I, NA QUAL HAVIA UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN. UTILIZAMOS COMO REGISTRO ÁUDIOS E
FOTOGRAFIAS.VERIFICAMOS QUE A INCLUSÃO, NÃO APENAS DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN, MAS DE TODAS
AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AINDA É ALGO QUE DIVERGE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS EDUCADORES EM RELAÇÃO A
ACEITAÇÃO DESTE PÚBLICO E QUE A PRÁTICA DOCENTE DEVE BUSCAR ATUALIZAÇÃO E MUDANÇA. NESTE SENTIDO,
REFLETE-SE SOBRE AS NECESSIDADES FORMATIVAS DOS PROFESSORES INVESTIGADOS E A TODO O CORPO DOCENTE DA
ESCOLA PESQUISADA.