O PRESENTE TRABALHO ABORDA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM CUBA, DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DOS VALORES MORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DE FORMA A CONSIDERAR ALGUNS ASPECTOS, COMO: A FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE PEDAGOGIA, A ESTRUTURA PEDAGÓGICA, A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E O PERFIL DO FORMADOR. CONSIDERA-SE NÃO SOMENTE O INTELECTUAL, MAS UM CONJUNTO FORMADO PELOS ASPECTOS AFETIVO, MORAL E EMOCIONAL, QUE MEDIAM A APRENDIZAGEM E LEVAM O ALUNO A PENSAR, POR MEIO DA PRÁTICA, A CONSTRUÇÃO DOS ASPECTOS TEÓRICOS. ESTE TRABALHO BUSCA, ASSIM, EMPREENDER UMA REFLEXÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DOS DOCENTES EM CUBA. O DESENVOLVIMENTO MORAL É UM PROCESSO CONTÍNUO, INTERATIVO E DINÂMICO QUE TEM INÍCIO QUANDO A CRIANÇA NASCE E PERDURA POR TODA A VIDA, APRESENTANDO CARACTERÍSTICAS DIFERENTES EM CADA PERÍODO DO DESENVOLVIMENTO DO CICLO VITAL. ESSE DESENVOLVIMENTO DEPENDE, SOBRETUDO, DA INTERAÇÃO DO INDIVÍDUO COM O MEIO E DAS EXPERIÊNCIAS MORAIS PROPORCIONADAS PELOS DIFERENTES APARELHOS SOCIAIS. FINALMENTE, ESPERAMOS TER CONTRIBUÍDO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO, DE MANEIRA A ESTIMULAR UMA REFLEXÃO SOBRE ASPECTOS IMPORTANTES NO QUE DIZ RESPEITO À REALIDADE NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NO BRASIL