O TEXTO DISCUTE O LUGAR DOS MUSEUS NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO HUMANA E O ACESSO AOS EQUIPAMENTOS DE CULTURA, EM ESPECIAL NA RELAÇÃO MUSEU/UNIVERSIDADE-ESCOLA. PARA TAL, APRESENTA UM CONJUNTO DE DADOS PARA COMPREENDER A RELAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTO DE PARTICIPAÇÃO EM UMA ATIVIDADE DENOMINADA “ENCONTROS DE PROFESSORES”, REALIZADA PELO MUSEU DA VIDA, NO RIO DE JANEIRO. TENDO COMO OBJETIVO INVESTIGAR E ANALISAR OS DADOS SOCIODEMOGRÁFICOS E OPINIÕES DESSES PARTICIPANTES NO PERÍODO DE 2014 A 2017, O ESTUDO COLOCA A POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIR PARA EMERGÊNCIA DE NOVAS PRÁTICAS. A METODOLOGIA UTILIZADA ANCORA-SE NA PERSPECTIVA QUALITATIVA EM PESQUISA SOCIAL, COM UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA. O TEXTO APRESENTA RESULTADOS DA APLICAÇÃO E TABULAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO AUTO APLICADO, DO QUAL SE ELEGEU 4 CATEGORIAS PARA ANÁLISE: PERFIL ETÁRIO, FORMAÇÃO ACADÊMICA, ATUAÇÃO PROFISSIONAL E LOCAL/CIDADE DE EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA. AS INFORMAÇÕES DESTACAM UMA EXPRESSIVA PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO ENGAJADOS NA ATIVIDADE E UMA GRANDE INCIDÊNCIA DE PROFISSIONAIS DAS ÁREAS DE PEDAGOGIA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. PERCEBEU-SE QUE A PARTICIPAÇÃO EXPRESSIVA DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (CURSO NORMAL E LICENCIATURAS) COLOCA EM EVIDÊNCIA AS DEMANDAS POR UMA DIMENSÃO FORMATIVA QUE CONJUGUE OS DIVERSOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO. ALÉM DA CONTÍNUA TAREFA DE APROXIMAR E AGREGAR NOVOS PÚBLICOS, CONCLUÍMOS QUE AO MUSEU CABE FORTALECER A IDEIA DO TRABALHO EDUCATIVO NUMA PERSPECTIVA COLABORATIVA E INTERDISCIPLINAR.