O ENSINO DE CIÊNCIAS NÃO PODE SER PERMEADO DE FORMA INDIVIDUALISTA E NEM PAUTADO EM ASPECTOS TRADICIONAIS. PARA PROPOR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA TER OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NORTEADOS POR UMA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (APB) PERMEADA PELA INTERDISCIPLINARIDADE E COLABORAÇÃO. NESSE CONTEXTO, A PRESENTE PESQUISA BUSCA DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO DA METODOLOGIA SUPRACITADA COM O ENSINO DE CIÊNCIAS E APRESENTAR FUNDAMENTOS PARA JUSTIFICAR SUAS CONTRIBUIÇÕES POSITIVAS PARA A APROPRIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO. A PESQUISA FOI PAUTADA EM UMA DISCUSSÃO CRÍTICA DA LITERATURA PUBLICADA SOBRE APB, COM DESTAQUE PARA OS AUTORES SOUZA E DOURADO (2015), OLIVEIRA E CARVALHO (2005), ROJO (2012), DENTRE OUTROS. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE A ABP É UMA DAS METODOLOGIAS MAIS EFICAZES QUANTO AO ENSINO DE CIÊNCIAS, TORNANDO-SE UMA FERRAMENTA A MAIS PARA A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO E FORMAÇÃO INTEGRAL DO SUJEITO.