ESTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA QUE ANALISA NÚMEROS DO PARFOR APRESENTADOS NO SITE DA CAPES E NA COORDENAÇÃO GERAL DO PARFOR - IFAM, FICHAS DE MATRÍCULA DOS (AS) DISCENTES DO CURSO DE PRIMEIRA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA DELES. COMO OBJETIVO GERAL PROPÔS VERIFICAR A CONTRIBUIÇÃO DO PARFOR NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES QUE VIVEM NO INTERIOR DO AMAZONAS E QUE NÃO POSSUEM AS MESMAS OPORTUNIDADES DE EDUCAÇÃO QUE A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO GARANTE NO BRASIL, A PARTIR DE RELATOS DESSES PROFESSORES. PARA TANTO, CRIOU-SE UM APORTE TEÓRICO QUE DISCUTE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO IFAM E AS QUESTÕES EM TORNO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR); FEZ-SE UM LEVANTAMENTO DOS DOCUMENTOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA CONSTRUÍDOS PELOS (AS) ALUNOS (AS) DO REFERIDO CURSO, E, AO ANALISÁ-LOS, FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE O PARFOR TEM SUMA IMPORTÂNCIA NA VIDA DE MUITOS PROFESSORES, POIS PROPORCIONA O ALCANCE DE UM NÍVEL SUPERIOR. ESSA FORMAÇÃO VAI ALÉM DE APENAS UMA GRADUAÇÃO, ESTÁ IMPLÍCITO O AUMENTO DA AUTOESTIMA, DO ALCANCE SEUS DESEJOS E SONHOS, QUE OUTRORA JAMAIS SERIAM POSSÍVEIS.