AS AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS É UMA METODOLOGIA DE ENSINO UTILIZADA COMO COMPLEMENTO NO PROCESSO APRENDIZAGEM. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DOS DISCENTES. COM O INTUITO DE DESCOBRIR A VISÃO DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS, UTILIZAMOS A ANÁLISE QUALITATIVA, PARA A OBTENÇÃO DE DADOS. A PESQUISA FOI REALIZADA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (8º E 9º ANO), NA MODALIDADE DE ENSINO REGULAR, EM DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, TENDO COMO SUJEITOS QUATRO PROFESSORES DE CIÊNCIAS E QUARENTA ALUNOS. PARA A COLETA DE DADOS, FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS, TANTO PARA ALUNOS COMO PARA OS PROFESSORES. FEZ-SE, AINDA, O LEVANTAMENTO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS QUE EMBASARAM AS DISCUSSÕES E INVESTIGAÇÃO POR NÓS PROPOSTAS. A PARTIR DA ANÁLISE DOS RESULTADOS, CONCLUIU-SE QUE AS AULAS DE CIÊNCIAS TORNAM-SE BEM MAIS PROVEITOSAS QUANDO SE APLICAM, JUNTAMENTE COM A AULA TEÓRICA, ATIVIDADES PRÁTICAS.