ESTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE DA TRANSIÇÃO ENTRE O PROGRAMA ESCOLA ATIVA E O PROGRAMA SABERES DO CAMPO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DE QUIXABEIRA-BA. ESTA PESQUISA FOI REALIZADA A PARTIR DA PROBLEMÁTICA: DE QUE MANEIRA A TRANSIÇÃO ENTRE A PROPOSTA METODOLÓGICA DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA SABERES DO CAMPO CONTRIBUIU PARA A MELHORIA DO TRABALHO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DE QUIXABEIRA? PARA RESPONDER A ESTE QUESTIONAMENTO BUSCOU-SE REFLETIR SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA TRANSIÇÃO ENTRE O PROGRAMA ESCOLA ATIVA E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA SABERES DO CAMPO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DE QUIXABEIRA, DISCUTIR SOBRE AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA AÇÃO DOCENTE EM CLASSES MULTISSERIADAS, ANALISAR A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA NO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA, DESCREVER AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DO PROGRAMA SABERES DO CAMPO PARA AS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA E REFLETIR SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA SABERES DO CAMPO PARA AS ESCOLAS MULTISSERIADAS DE QUIXABEIRA. BASEADA NOS REFERENCIAIS DE SAVIANI (2004), MARTINS E MARSIGLIA (2010), ARROYO (2011), A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES E ANÁLISE DE DOCUMENTOS E CONSTATOU QUE A TRANSIÇÃO ENTRE O PROGRAMA ESCOLA ATIVA E O PROGRAMA SABERES DO CAMPO CONTRIBUIU POSITIVAMENTE PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA PORQUE AUXILIOU NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CLASSES MULTISSERIADAS PARA ATUAREM COMO FORMADORES DE ALUNOS-PESQUISADORES, OPORTUNIZANDO O ACESSO INTRODUTÓRIO À PESQUISA E À CIÊNCIA, AO MESMO TEMPO EM QUE VALORIZANDO OS SABERES LOCAIS E GLOBAIS HISTORICAMENTE CONSTRUÍDOS PELOS INDIVÍDUOS, PELAS COMUNIDADES E PELA HUMANIDADE.