ESTA PESQUISA VISA IDENTIFICAR AS POSSIBILIDADES DE MELHORIA NO TRABALHO PEDAGÓGICO COM A UTILIZAÇÃO DAS TIC (TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) PELOS DOCENTES. PARTE DA PREMISSA INICIAL DE QUE A INCLUSÃO DIGITAL SE TORNA UMA EXIGÊNCIA DA SOCIEDADE E O ESPAÇO ESCOLAR NÃO PODE SE FURTAR À TAREFA DE FAVORECER PARA QUE ESSA INFORMAÇÃO ALCANCE O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS COLABORANDO PARA O SUCESSO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PESSOAL E PROFISSIONAL. SE PROPÕE A INVESTIGAR A RELAÇÃO DOS DOCENTES COM AS NOVAS TECNOLOGIAS A PARTIR DAS PRÁTICAS POR ELES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA, PARTINDO DA SEGUINTE QUESTÃO: COMO SE DÁ A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO TRABALHO DOCENTE, MEDIANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO PROFESSOR, O SEU CONHECIMENTO SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO - NTIC E A ESTRUTURA TECNOLÓGICA DAS ESCOLAS? DIANTE ESTUDO PERCEBEMOS QUE O PROFESSOR PRECISA TER O DOMÍNIO DO CONTEÚDO, ENTENDER OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DO SEU ALUNO, CRIAR SITUAÇÕES FAVORÁVEIS À PRODUÇÃO DO SABER, UTILIZAR AS TECNOLOGIAS COMPREENDENDO SUAS IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E SE APRESENTAR ABERTO ÀS SITUAÇÕES INOVADORAS E DESAFIADORAS.