O PRESENTE ESTUDO TEM COMO FOCO ANALISAR OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DESENVOLVIDA EM ESCOLAS CAMPO DE ESTÁGIO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA. PROCURAMOS ESSENCIALMENTE PROBLEMATIZAR A FORMA COMO OS SUPERVISORES DE ESTÁGIO AVALIAM OS DISCENTES ESTAGIÁRIOS DURANTE A DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DESTACANDO O PAPEL FORMATIVO E A IMPORTÂNCIA DE UMA AMPLA INTERAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS RECORREMOS TANTO AO APORTE BIBLIOGRÁFICO QUANTO À REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM GRADUANDOS EM FÍSICA DO IFPI – CAMPUS PICOS. OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO EVIDENCIARAM QUE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO REPRESENTA UM IMPORTANTE ELEMENTO CATALISADOR DE SABERES NECESSÁRIOS AO EXERCÍCIO DOCENTE, CONTUDO APRESENTA SÉRIAS LACUNAS NO QUE TANGE AO ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS NAS ESCOLAS CAMPO DE ESTÁGIO, MINIMIZANDO ASSIM O POTENCIAL FORMATIVO DESTE ELEMENTO DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. POSSUÍMOS A EXPECTATIVA DE QUE AS REFLEXÕES ADVINDAS DESTE ESTUDO POSSAM DESENCADEAR NOVAS FORMAS DE CONCEBER A ORIENTAÇÃO E OS PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS ACERCA DAS APRENDIZAGENS DOCENTES NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVSIONADO, POTENCIALIZANDO AS CONTRIBUIÇÕES DESTE ELEMENTO À FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES.