O ESTUDO É FOCADO NA INFLUÊNCIA QUE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) TEM SOBRE ESTUDANTES DE LICENCIATURA, POSSUI UM CARÁTER COMPARATIVO, POIS EXPÕE DUAS VERTENTES ACERCA DE UMA SITUAÇÃO PROBLEMA. CARACTERIZA-SE COMO PESQUISA QUALITATIVA, UMA VEZ QUE A ESTRUTURA METODOLÓGICA ANALISA OS RELATOS DE EXPERIÊNCIA DENTRO DO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE DE PARTICIPANTES E NÃO PARTICIPANTES DO PROGRAMA, A FIM DE ELUCIDAR AS FORMAS COMO O PIBID SE SITUA NA VISÃO DO EDUCADOR. ADEMAIS, ENFATIZA TAMBÉM O PAPEL DO PIBIDIANO DENTRO DO ENSINO PÚBLICO, COMO MÉTODO DE CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESTABELECENDO ESSA CORRELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO SUPERIOR, ALÉM DE DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DE PROGRAMAS QUE IMPULSIONAM A IDENTIDADE DOCENTE NO INÍCIO DA FORMAÇÃO.