ENTENDE-SE QUE A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA VISA A UMA FORMAÇÃO ESTATÍSTICA DOS EDUCANDOS DESDE OS ANOS MAIS ELEMENTARES. FORMAÇÃO ESSA, NECESSÁRIA PARA UM MELHOR POSICIONAMENTO DO CIDADÃO DIANTE DAS MAIS VARIADAS INFORMAÇÕES PRESENTES NA SOCIEDADE. O PRESENTE TRABALHO SURGIU DA IDEIA DE OFERTAR UM MINICURSO EM QUE A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA É DESTACADA COMO MUITO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO, VISTO QUE SEUS CONCEITOS E SUAS REPRESENTAÇÕES ESTÃO PRESENTES EM DIVERSAS SITUAÇÕES DO COTIDIANO DAS PESSOAS E ESTES SÃO FUNDAMENTAIS PARA A COMPREENSÃO DE MUNDO QUE NOS RODEIA. O OBJETIVO DO REFERIDO TRABALHO FOI APRESENTAR UMA METODOLOGIA DE ENSINO A CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO CRÍTICA DOS EDUCANDOS NA SOCIEDADE A PARTIR DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA. DESTA FORMA, É IMPRESCINDÍVEL A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA ESTAR PRESENTE NAS ESCOLAS DESDE AS SÉRIES INICIAIS, COMO ORIENTAM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN), ASSIM, PENSAMOS EM APLICAR UMA PROPOSTA VOLTADA PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DE TAIS ASPECTOS, COM O PROPÓSITO DE FAZER ESTES PERCEBEREM O QUANTO A ESTATÍSTICA É MUITO PRESENTE NO MUNDO E DAS MUITAS POSSIBILIDADES DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS A PARTIR DE TABELAS E GRÁFICOS. OS MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS FORAM DOIS DADOS CONFECCIONADOS, PAPÉIS PARA A DESCRIÇÃO DOS DADOS COLETADOS E A METODOLOGIA FOI DIVIDIDA EM SETE PASSOS EM QUE CADA EQUIPE SOMENTE PODERIA PASSAR PARA A PRÓXIMA ETAPA CASO CUMPRISSE A ANTERIOR. O TRABALHO TEVE OS CUSTOS BANCADOS E RECURSOS FORNECIDOS PELO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS.