O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UM PROJETO DE PESQUISA DIRECIONADO PARA A LEITURA E AS INVESTIGAÇÕES PRODUZIDAS SOBRE O TEMA NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR DO IFRN-MOSSORÓ, EM ESPECÍFICO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO. DE MODO GERAL, OBJETIVAMOS CATALOGAR AS PESQUISAS REALIZADAS POR EGRESSOS E INGRESSANTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO - POSENSINO, ASSOCIAÇÃO AMPLA UERN/UFERSA/IFRN, NO QUE DIZ RESPEITO À LEITURA, LETRAMENTOS, MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO LEITORA. A ABORDAGEM DO ESTUDO É QUALITATIVA, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA, NA QUAL UTILIZAMOS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA (YIN, 2016) PARA A COLETA DE DADOS. COMO BASE TEÓRICA, NOS AMPARAMOS EM SILVA (2005), PONTES (2012) E SOLÉ (1996) OS QUAIS ABORDAM AS CONCEPÇÕES DE LEITURA, A LEITURA NA ESCOLA E O SUJEITO LEITOR, RESPECTIVAMENTE. NA ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES, PERCEBEMOS QUE AS PRODUÇÕES SOBRE AS TEMÁTICAS MENCIONADAS PRECISAM SER AMPLIADAS.