A TRÍADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, VIABILIZA UMA RELAÇÃO TRANSFORMADORA ENTRE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) E A SOCIEDADE. O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE), INSERIDO NESSE CONTEXTO DESENVOLVE ATIVIDADES NOS TRÊS EIXOS, VISANDO CUMPRIR COM SEU PAPEL: FORMAR INTEGRALMENTE CIDADÃOS CAPAZES DE ATUAR DE FORMA CRÍTICA E REFLEXIVA NA SOCIEDADE. O OBJETO DESSA ESCRITURA É APRESENTAR A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA – FORMAÇÃO PROFISSIONAL, IDENTIDADE E INOVAÇÕES, UTILIZANDO A MODALIDADE A DISTÂNCIA, OFERTADA A 68 COORDENADORES PEDAGÓGICOS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REGIÃO DOS SERTÕES DO CANINDÉ. O LOCUS DE INVESTIGAÇÃO FOI O IFCE CAMPUS BOA VIAGEM. O ESTUDO APORTOU-SE NOS ESCRITOS DE BELLONI (2003), SOUSA (2010), KENSKI (2007), DENTRE OUTROS. O PERCURSO METODOLÓGICO DA INVESTIGAÇÃO CONSTITUI-SE PELA ABORDAGEM QUALITATIVA, ALIANDO-SE ÀS TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS E DOCUMENTAIS QUE POSSIBILITARAM O RELATO DE EXPERIÊNCIA MEDIANTE A OFERTA DE CURSO DE EXTENSÃO EM EAD. DESTACAMOS QUE O CURSO POSSIBILITOU A PERCEPÇÃO DA RELEVÂNCIA DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA, UMA VEZ QUE O PROCESSO DE FORMAÇÃO PRECISA SER REDIMENSIONADO, INDO ALÉM DA FORMAÇÃO INICIAL ACADÊMICA.