O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À
DOCÊNCIA (PIBID) E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA:
EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61621 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1803 "inscrito_id" => 7203 "titulo" => """ O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À\r\n DOCÊNCIA (PIBID) E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA:\r\n EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA """ "resumo" => "OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL TEM SE DESTACADO COM A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO, PUBLICADA EM 1996 E PREVEEM A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA OS LICENCIANDOS E PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO QUE IRAM ATUAR NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO PAÍS. DESSE MODO INDAGAMOS: QUAL O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA A PARTIR DA UVA? QUAIS OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PROGRAMA DESDE A SUA IMPLANTAÇÃO? ESTE ARTIGO ANALISA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA, DESDE 2014, QUANDO A INSTITUIÇÃO PARTICIPA PELA PRIMEIRA VEZ DO PROGRAMA. A PESQUISA ESTÁ EM ANDAMENTO E INTEGRA PARTE DE NOSSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UVA, EM SOBRAL, NO CEARÁ. A METODOLOGIA SE DARÁ EM TRÊS ETAPAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, HISTÓRIA ORAL QUE ENVOLVE A FALA E AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROGRAMA (COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL, PRECEPTORES, COORDENADORES E ESTAGIÁRIOS) E, POR FIM, O TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES DE MODO QUALITATIVO. OS PRIMEIROS RESULTADOS APONTAM QUE O PROGRAMA TEM REALIZADO UMA APROXIMAÇÃO INÉDITA ENTRE A ESCOLA E UNIVERSIDADES; QUE OS ALUNOS (ESTAGIÁRIOS) TEM TIDO EXPERIÊNCIAS SINGULARES E QUE A FORMA QUE VEM SENDO REALIZADO O PROGRAMA NA UNIVERSIDADE, TEM CONTRIBUÍDO PARA DESENVOLVER AUTONOMIA NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID, PROFESSOR DE GEOGRAFIA, ENSINO DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID7203_15082019002501.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ SILVA" "autor_email" => "andresilvageo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61621 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1803 "inscrito_id" => 7203 "titulo" => """ O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À\r\n DOCÊNCIA (PIBID) E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA:\r\n EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA """ "resumo" => "OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL TEM SE DESTACADO COM A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO, PUBLICADA EM 1996 E PREVEEM A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA OS LICENCIANDOS E PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO QUE IRAM ATUAR NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO PAÍS. DESSE MODO INDAGAMOS: QUAL O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA A PARTIR DA UVA? QUAIS OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PROGRAMA DESDE A SUA IMPLANTAÇÃO? ESTE ARTIGO ANALISA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA, DESDE 2014, QUANDO A INSTITUIÇÃO PARTICIPA PELA PRIMEIRA VEZ DO PROGRAMA. A PESQUISA ESTÁ EM ANDAMENTO E INTEGRA PARTE DE NOSSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UVA, EM SOBRAL, NO CEARÁ. A METODOLOGIA SE DARÁ EM TRÊS ETAPAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, HISTÓRIA ORAL QUE ENVOLVE A FALA E AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROGRAMA (COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL, PRECEPTORES, COORDENADORES E ESTAGIÁRIOS) E, POR FIM, O TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES DE MODO QUALITATIVO. OS PRIMEIROS RESULTADOS APONTAM QUE O PROGRAMA TEM REALIZADO UMA APROXIMAÇÃO INÉDITA ENTRE A ESCOLA E UNIVERSIDADES; QUE OS ALUNOS (ESTAGIÁRIOS) TEM TIDO EXPERIÊNCIAS SINGULARES E QUE A FORMA QUE VEM SENDO REALIZADO O PROGRAMA NA UNIVERSIDADE, TEM CONTRIBUÍDO PARA DESENVOLVER AUTONOMIA NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID, PROFESSOR DE GEOGRAFIA, ENSINO DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID7203_15082019002501.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ SILVA" "autor_email" => "andresilvageo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }