Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA: EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID, PROFESSOR DE GEOGRAFIA, ENSINO DE GEOGRAFIA Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61621
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1803
    "inscrito_id" => 7203
    "titulo" => """
      O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À\r\n
      DOCÊNCIA (PIBID) E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA:\r\n
      EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
      """
    "resumo" => "OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL TEM SE DESTACADO COM A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO, PUBLICADA EM 1996 E PREVEEM A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA OS LICENCIANDOS E PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO QUE IRAM ATUAR NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO PAÍS. DESSE MODO INDAGAMOS: QUAL O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA A PARTIR DA UVA? QUAIS OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PROGRAMA DESDE A SUA IMPLANTAÇÃO? ESTE ARTIGO ANALISA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA, DESDE 2014, QUANDO A INSTITUIÇÃO PARTICIPA PELA PRIMEIRA VEZ DO PROGRAMA. A PESQUISA ESTÁ EM ANDAMENTO E INTEGRA PARTE DE NOSSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UVA, EM SOBRAL, NO CEARÁ. A METODOLOGIA SE DARÁ EM TRÊS ETAPAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, HISTÓRIA ORAL QUE ENVOLVE A FALA E AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROGRAMA (COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL, PRECEPTORES, COORDENADORES E ESTAGIÁRIOS) E, POR FIM, O TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES DE MODO QUALITATIVO. OS PRIMEIROS RESULTADOS APONTAM QUE O PROGRAMA TEM REALIZADO UMA APROXIMAÇÃO INÉDITA ENTRE A ESCOLA E UNIVERSIDADES; QUE OS ALUNOS (ESTAGIÁRIOS) TEM TIDO EXPERIÊNCIAS SINGULARES E QUE A FORMA QUE VEM SENDO REALIZADO O PROGRAMA NA UNIVERSIDADE, TEM CONTRIBUÍDO PARA DESENVOLVER AUTONOMIA NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID, PROFESSOR DE GEOGRAFIA, ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID7203_15082019002501.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ SILVA"
    "autor_email" => "andresilvageo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61621
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1803
    "inscrito_id" => 7203
    "titulo" => """
      O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À\r\n
      DOCÊNCIA (PIBID) E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA:\r\n
      EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
      """
    "resumo" => "OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL TEM SE DESTACADO COM A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO, PUBLICADA EM 1996 E PREVEEM A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA OS LICENCIANDOS E PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO QUE IRAM ATUAR NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO PAÍS. DESSE MODO INDAGAMOS: QUAL O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA A PARTIR DA UVA? QUAIS OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PROGRAMA DESDE A SUA IMPLANTAÇÃO? ESTE ARTIGO ANALISA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA, DESDE 2014, QUANDO A INSTITUIÇÃO PARTICIPA PELA PRIMEIRA VEZ DO PROGRAMA. A PESQUISA ESTÁ EM ANDAMENTO E INTEGRA PARTE DE NOSSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UVA, EM SOBRAL, NO CEARÁ. A METODOLOGIA SE DARÁ EM TRÊS ETAPAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, HISTÓRIA ORAL QUE ENVOLVE A FALA E AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROGRAMA (COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL, PRECEPTORES, COORDENADORES E ESTAGIÁRIOS) E, POR FIM, O TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES DE MODO QUALITATIVO. OS PRIMEIROS RESULTADOS APONTAM QUE O PROGRAMA TEM REALIZADO UMA APROXIMAÇÃO INÉDITA ENTRE A ESCOLA E UNIVERSIDADES; QUE OS ALUNOS (ESTAGIÁRIOS) TEM TIDO EXPERIÊNCIAS SINGULARES E QUE A FORMA QUE VEM SENDO REALIZADO O PROGRAMA NA UNIVERSIDADE, TEM CONTRIBUÍDO PARA DESENVOLVER AUTONOMIA NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID, PROFESSOR DE GEOGRAFIA, ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID7203_15082019002501.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ SILVA"
    "autor_email" => "andresilvageo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL TEM SE DESTACADO COM A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO, PUBLICADA EM 1996 E PREVEEM A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA OS LICENCIANDOS E PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO QUE IRAM ATUAR NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO PAÍS. DESSE MODO INDAGAMOS: QUAL O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA A PARTIR DA UVA? QUAIS OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PROGRAMA DESDE A SUA IMPLANTAÇÃO? ESTE ARTIGO ANALISA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA, DESDE 2014, QUANDO A INSTITUIÇÃO PARTICIPA PELA PRIMEIRA VEZ DO PROGRAMA. A PESQUISA ESTÁ EM ANDAMENTO E INTEGRA PARTE DE NOSSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UVA, EM SOBRAL, NO CEARÁ. A METODOLOGIA SE DARÁ EM TRÊS ETAPAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, HISTÓRIA ORAL QUE ENVOLVE A FALA E AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROGRAMA (COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL, PRECEPTORES, COORDENADORES E ESTAGIÁRIOS) E, POR FIM, O TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES DE MODO QUALITATIVO. OS PRIMEIROS RESULTADOS APONTAM QUE O PROGRAMA TEM REALIZADO UMA APROXIMAÇÃO INÉDITA ENTRE A ESCOLA E UNIVERSIDADES; QUE OS ALUNOS (ESTAGIÁRIOS) TEM TIDO EXPERIÊNCIAS SINGULARES E QUE A FORMA QUE VEM SENDO REALIZADO O PROGRAMA NA UNIVERSIDADE, TEM CONTRIBUÍDO PARA DESENVOLVER AUTONOMIA NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.