OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL TEM SE DESTACADO COM A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO, PUBLICADA EM 1996 E PREVEEM A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA OS LICENCIANDOS E PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO QUE IRAM ATUAR NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO PAÍS. DESSE MODO INDAGAMOS: QUAL O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA A PARTIR DA UVA? QUAIS OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PROGRAMA DESDE A SUA IMPLANTAÇÃO? ESTE ARTIGO ANALISA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA, DESDE 2014, QUANDO A INSTITUIÇÃO PARTICIPA PELA PRIMEIRA VEZ DO PROGRAMA. A PESQUISA ESTÁ EM ANDAMENTO E INTEGRA PARTE DE NOSSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UVA, EM SOBRAL, NO CEARÁ. A METODOLOGIA SE DARÁ EM TRÊS ETAPAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, HISTÓRIA ORAL QUE ENVOLVE A FALA E AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROGRAMA (COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL, PRECEPTORES, COORDENADORES E ESTAGIÁRIOS) E, POR FIM, O TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES DE MODO QUALITATIVO. OS PRIMEIROS RESULTADOS APONTAM QUE O PROGRAMA TEM REALIZADO UMA APROXIMAÇÃO INÉDITA ENTRE A ESCOLA E UNIVERSIDADES; QUE OS ALUNOS (ESTAGIÁRIOS) TEM TIDO EXPERIÊNCIAS SINGULARES E QUE A FORMA QUE VEM SENDO REALIZADO O PROGRAMA NA UNIVERSIDADE, TEM CONTRIBUÍDO PARA DESENVOLVER AUTONOMIA NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA.