A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO, A PRODUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INCLUSIVA SOBRE MODELOS ATÔMICOS PARA ALUNOS SURDOS. QUE ENVOLVE A INVESTIGAÇÃO A RESPEITO DE TEMAS DO COTIDIANO QUE OS ALUNOS, PREVIAMENTE, RELACIONAM COM A PROPOSTA INVESTIGATIVA.VISANDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, FOI APLICADA A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O ASSUNTO DE MODELOS ATÔMICOS PARA A SÉRIE DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.PREVIAMENTE FOI ELABORADO UM MATERIAL DIDÁTICO E TEÓRICO, DIVIDIDO EM QUATRO MOMENTOS. COMEÇAMOS APRESENTANDO, AOS ALUNOS, SINAIS EM LIBRAS DE TERMOS ESPECÍFICOS DE QUÍMICA, EM SEGUIDA A AULA FOI MINISTRADA COM O AUXÍLIO DE SLIDES POIS OS SURDOS SÃO MUITO VISUAIS O QUE ACABA AJUDANDO NA COMPREENSÃO DOS ASSUNTOS. JÁ O TERCEIRO MOMENTO FOI FEITO UMA DINÂMICA COM MASSINHAS DE MODELAR ONDE OS ALUNOS MONTAVAM OS MODELOS ATÔMICOS. E POR ÚLTIMO FOI UTILIZADO UM JOGO LÚDICO CHAMADO "TRILHA DO ÁTOMO". O EDUCADOR QUE ATENDE AO ALUNO SURDO NECESSITA TER EM MENTE QUE ESSES ALUNOS POSSUEM PARTICULARIDADES NA COMUNICAÇÃO FAZENDO O POSSÍVEL PARA APROXIMAR MUITAS EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E ESCRITA DO ESPACIAL, DO ELEMENTO VISUAL, POIS ATRAVÉS DESTAS JANELAS, A PESSOA NÃO OUVINTE DESENVOLVE SUA FALA, SUA COMUNICAÇÃO COM O MUNDO EXTERIOR. A PROPOSTA TEVE COMO FOCO O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO, E POSSUIU O PROPÓSITO DE AVERIGUAR QUÃO EFICIENTE SE MOSTRA O USO DE RECURSOS VISUAIS ALIADOS À EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM VISTAS NO ALUNO SURDO. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, NOTAMOS QUE OS ALUNOS DEMONSTRARAM IMENSA VONTADE DE APRENDER E ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS.